Setecidades Titulo Frota reforçada
GCM de Sto.André ganha oito viaturas

Corporação passa a contar com 33 veículos, incluindo bases móveis, e 16 motocicletas para patrulhamento

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
08/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Helber Aggio/PMSA


 A GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André recebeu ontem à tarde oito viaturas zero-quilômetro, que irão reforçar o trabalho de combate ao crime no município. Com a medida, a corporação passa a contar com 33 carros, incluindo bases móveis, e 16 motocicletas para atividades diárias de patrulhamento.

Os novos veículos, modelo Renault Duster, fazem parte de pacote de investimento feito pelo governo federal dentro do Programa Escola Segura, cujo objetivo é implementar rondas escolares nas instituições de ensino municipais, paralelo a um serviço de requalificação da segurança no entorno das unidades. Ao todo, R$ 1,2 milhão foi investido na compra dos carros e demais ações do projeto.

Firmado neste ano, o convênio com a União, segundo o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), integra série de medidas implantadas pela atual gestão na área de Segurança com a finalidade de intensificar as rondas na cidade. “A entrega desses oito veículos é o início de um processo de renovação da frota para que a gente possa complementar o serviço das polícias Militar e Civil e ter uma cidade mais segura”, destacou o chefe do Executivo.

Dentro deste pacote destinado à Segurança, o prefeito explica que ainda está prevista a aquisição de 30 novas viaturas, que passarão a integrar a frota da GCM ainda em 2019. “Esses investimentos se juntam ao pacote de medidas já implantado pela Prefeitura com a criação do novo estatuto da GCM, que reorganiza cargos e classes dos agentes, além da contratação de mais 30 guardas”, lembrou Paulo Serra.

O anúncio de melhorias na corporação ocorre menos de dois meses após a Prefeitura de Santo André oficializar protocolo de intenções do Programa Rastro, do governo federal, que tem o objetivo de integrar as centrais de operação e monitoramento, possibilitando que a cidade seja, nos próximos cinco anos, a mais monitorada do Brasil.

A ideia é que neste período o município dobre o número de câmeras de monitoramento da cidade. Atualmente, o município conta com 125 equipamentos. Para isso, serão investidos R$ 25 milhões para melhorias do setor.

 

EDUCAÇÃO

Além da renovação da frota da guarda, a Prefeitura de Santo André anunciou ontem a implantação de ações educativas voltadas à segurança de unidades escolares. Entre as medidas programadas está a distribuição de 79 mil cartilhas para estudantes da rede municipal. “Trata-se de um material didático que será incorporado à rotina dos alunos, com a proposta de ensinar às crianças a importância da preservação do patrimônio público. Os professores também terão material específico para ajudar a identificar possíveis situações de vulnerabilidade de adolescentes da região em que atuam”, explicou o secretário de Segurança Cidadã, José de Oliveira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;