Política Titulo
Para garantir coalizão, Lula conversa com lideranças do PMDB
Do Diário OnLine
Com Agências
17/11/2006 | 16:54
Compartilhar notícia


Com a intenção de fazer o PMDB se aproximar mais do Palácio do Planalto e formar um governo de coalizão no segundo mandato, o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta sexta-feira com duas forças do partido: o ex-presidente e atual senador, José Sarney, e o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Como já havia feito na quinta durante encontro com lideranças petistas, Lula voltou a afirmar que não tem pressa de escolher os ministros que ocuparão as principais Pastas no governo a partir de janeiro de 2007.

A principal intenção do presidente é criar um ambiente que lhe favoreça no segundo mandato, pois apenas dessa maneira ele acredita que será possível aprovar as propostas que considera boas para o Brasil.

Ministros –
O Presidente ainda se reuniu com ministros nesta sexta-feira, como o das Relações Institucionais, Tarso Genro (PT), da Cultura, Gilberto Gil, e das Minas e Energia, Silas Rondeau (PMDB).

Destes encontros, o mais importante foi com Rondeau, já que sua pasta é uma das mais cobiçadas pelos partidos da base aliada, tendo em vista que neste segundo mandato de Lula o ministério de Minas e Energia deve receber altos investimentos para evitar um novo 'apagão', como alguns especialistas acreditam que haverá nos próximos anos.

Outra reunião importante foi com o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Demian Fiocca. De acordo com informações que circulam em Brasília, o PT, ameaçado de perder espaço no 'primeiro escalão' para outros partidos, principalmente o PMDB, teria exigido a presidência do BNDES.

Governadores – Já a partir da próxima semana, Lula dará início a conversas com governadores de todo o Brasil, tanto os da situação como os oposicionistas. Um dos encontros mais importantes será com o governador eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), que já chegou de viagem a Nova York (PSDB) e se colocou a disposição do presidente.

Ele ainda deve voltara a falar com Aécio Neves, governador reeleito de Minas Gerais e que ao lado de Serra é a principal força do PSDB para concorrer à presidência da República em 2010. Na agenda também deve ser marcado um encontro com Cássio Cunha Lima (PSDB), governador reeleito da Paraíba.

A intenção de Lula é garantir um diálogo ‘amigável’ com o PSDB e com o PFL nos próximos quatro anos, depois de uma intensa troca de acusações que marcou o período eleitoral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;