Política Titulo Santo André
Câmara convida Homero para falar sobre falta de remédios

Secretário de Saúde vai ao Legislativo prestar esclarecimentos na quinta-feira

Por Vitória Rocha
Especial para o Diário
12/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Sob alegação de falta de medicamentos e alimentação precária de pacientes e funcionários nos hospitais de Santo André, vereadores pediram ontem a convocação do secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte (PT), para prestar esclarecimentos. O presidente da Câmara, bispo Ronaldo de Castro (PRB), confirmou o pedido e disse que o convite é para que Homero compareça ao Legislativo na quinta-feira.

Fora da pauta, a questão foi trazida à tona depois que a vereadora Bete Siraque (PT) discorreu sobre a necessidade de se intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus, esse último associado a casos de microcefalia por todo o Brasil.

Evilasio Santana, o Bahia (DEM), disse então possuir uma lista com os remédios que estão em falta e questionou o presidente sobre a presença do secretário de Saúde para responder às indagações. Após manifestação do parlamentar Eduardo Leite (PT) contrária às críticas de Bahia e do vereador Edson Sardano (PTB) sobre o combate ao zika vírus, Ronaldo também se pronunciou, afirmando que havia sido procurado por munícipes que relataram a falta de medicamentos. Curiosamente, poucos foram os vereadores da base governista a defenderem Homero durante os questionamentos da oposição.

A Prefeitura informou, em nota, que o secretário estará presente quando comunicado e será realizada audiência pública de prestação de contas da secretaria no dia 22, às 15h.

“O secretário de Saúde de Santo André e médico sanitarista, Homero Nepomuceno Duarte, informa que, tão logo receba o convite dos vereadores, comparecerá na Câmara para informações e esclarecimentos sobre a questão dos medicamentos e outros serviços oferecidos pela rede municipal”, cita a nota. “Sobre a questão de fornecimento de refeição para trabalhadores no CHM (Centro Hospitalar Municipal), trata-se de serviço oferecido por empresa terceirizada da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). Não é atribuição da Secretaria de Saúde”.

Esta não é a primeira vez que vereadores e Homero se estranham politicamente. No começo da gestão de Carlos Grana (PT), parlamentares vistoriaram equipamentos de Saúde e cobraram explicações do titular da Pasta. A postura foi reeditada no começo de 2014, quando Ronaldo foi eleito presidente da Câmara com apoio de ala independente no Legislativo de Santo André. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;