Memória Titulo Memória
Desleixado, São Bernardo perde seu verde

Na segunda reportagem da série Ilhas Verdes (Diário, 1985)...

Ademir Medici
14/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Na segunda reportagem da série Ilhas Verdes (Diário, 1985), a repórter Ana Regina Maeda listou 71 áreas urbanas particulares com vegetação em São Bernardo. E escreveu: “O verde urbano existe em São Bernardo. E em grande quantidade (...). Mesmo assim, grande parte do verde particular corre o risco de desaparecer, o que, aliás, tem ocorrido com frequência, principalmente a partir do processo de industrialização da cidade, iniciado nos anos 1950.”

Ana Regina recorreu ao seu olhar de repórter e aos registros oficiais da Prefeitura. A própria Prefeitura indicava, entre as áreas verdes do Centro, a mantida pela Matarazzo, desde a Rua Jurubatuba até a Via Anchieta.

Trinta anos depois, a maior parte daquele verde cede espaço a um condomínio luxuoso de concreto armado, cinzento. O município reconhecia o verde da Matarazzo, mas autorizou o seu desmatamento. Tragicamente, para o sofrimento de moradores como a saudosa jornalista Odette Tavares Bellinghausen, que de cadeiras de rodas participou da defesa daquele espaço tão nobre.

Confiram o mapa ecológico de São Bernardo em 1985. Mas não se assustem: muitos daqueles pontos listados não existem mais.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 14 de março de 1985 - ano 27, nº 5773

Manchete – Sete estrangeiros cancelam vinda à posse de Tancredo, amanhã em Brasília; ministros já preparam planos

Editorial – Linha do futuro governo continua indefinida.

Especial – Com a volta do poder civil, renascem as esperanças.

Santo André – Antonio Sebastião da Silva, diretor da Promoção Social, confirma: migrantes chegam ao Terminal Tietê, na capital, e são enviados a Santo André.

Futebol – Copa São Paulo: ontem, no Estádio do Jaçanã, em São Paulo Guapira 3, EC São Bernardo 0.

Hoje

- Dia Nacional da Poesia: “A poesia não se entrega a quem a define” (Mário Quintana)

- Dia do Marxismo

- Dia dos Carecas

- Dia Nacional dos Livreiros

- Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

- Dia Mundial de Luta contra as barragens e em defesa dos rios, das águas e da vida.

Em 14 de março de...

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Consolidação pelos belgas das posições ganhas’.

1930 – Estrada de ferro anuncia o alargamento do bueiro sob seus trilhos, no Centro de Santo André, pelo qual passa o Córrego Carapetuba. Ali têm ocorrido enchentes.

1945 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A capital da Alemanha à vista dos exércitos soviéticos. Começa o cerco de Berlim’.

1970 – Unidade Chrysler de Santo André fabrica o motor Dodge brasileiro de nº 10 mil.

1975 – Condephaat, órgão de preservação patrimonial do governo do Estado, informa que vai tombar a Capela do Pilar Velho, em Ribeirão Pires.

Santos do dia

- Santo Antonio de Categeró. Nasceu na África e foi vendido como escravo, enviado para a Sicilia, Itália. Conquistou a liberdade e dedicou-se ao trabalho em hospitais e à vida religiosa. Faleceu na Sicilia, em 14-3-1549.

- Matilde

- Eutiquio

- Afrodisio

Jubileu Baeta Neves

Hoje, às 17h30, crisma das crianças e adultos, com dom Nelson. Quermesse à noite.

Em 60 anos de história, a Paróquia São José teve poucos padres. Monsenhor Luiz Carlos Ravásio, nascido em Ribeirão Pires e que chegou a vigário geral da Diocese, permaneceu na Vila Baeta entre 1980 e 1984. Outra passagem foi a do padre João de Deus.

BASÍLICA DA BOA VIAGEM – Amanhã, ao meio-dia, missa celebrada em italiano, seguida de almoço no salão paroquial, ao preço de R$ 15. Convite na secretaria.

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Batatais, criado em 1839, quando se separa de Franca.

Nas ondas do rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flashback, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e notícias no tempo.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. 1) E Tancredo Neves não assume a Presidência da República, há 30 anos; 2) Ator Juca de Oliveira completa 80 anos de idade, em plena forma; 3) A música caipira, agora sem a grande dama Inezita Barbosa. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Em debate, o momento político nacional e o movimento do panelaço neste domingo. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, em novo horário, 10h.

BANDEIRANTES AM (840) E FM (90,9). Memória. Em homenagem ao título paulistano da Vai-Vai, a história da cantora Elis Regina (4º de uma série de quatro programas). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;