Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Ouro enferruja?

O oxigênio e a água presentes no ambiente podem mudar a cor de alguns metais

Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
01/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O ouro é o único metal que não enferruja. Por essa característica e existir em pouca quantidade no planeta, tem grande valor comercial. É muito usado na fabricação de joias, moedas e peças de máquinas – alguns componentes do computador, por exemplo, levam ouro.

Há centenas de anos, virou símbolo da realeza e pureza. Por isso, o primeiro lugar das competições recebe a medalha de ouro. Mas só nos grandes eventos, como Olimpíadas, é que o objeto realmente contém um pouquinho do metal precioso.

A ferrugem é o nome popular da reação química na qual o ferro se transforma em óxido de ferro, ficando alaranjado e desgastado. Isso ocorre por causa da ação do oxigênio e da água presentes na atmosfera.

Outros metais sofrem reações parecidas e mudam de coloração. A prata e o cobre, por exemplo, podem escurecer.

A ferrugem costuma aparecer em portões, portas, janelas, esponjas de aço (que ficam na pia molhada), máquinas e ferramentas de ferro. Para proteger alguns objetos, é comum passar tinta especial, que impede o contato direto do ferro com o ar e a umidade. Mas, se a pintura descascar, vai permitir a oxidação (ferrugem).

INOXIDÁVEL - Para fabricar produtos mais resistentes e que não enferrujam, em geral, é usado o aço inoxidável. É produzido a partir do próprio ferro. Algumas de suas impurezas naturais, como enxofre e fósforo, porém, são retiradas. Acrescenta-se ainda o cromo, elemento químico que forma película em volta da peça, para protegê-la da ferrugem.

Planeta Vermelho tem ferrugem

O apelido de Marte, Planeta Vermelho, surgiu por causa da ferrugem. Ele é avermelhado por ter grande presença de óxido de ferro na superfície. Os cientistas acreditam que há milhões de anos tinha água em estado líquido lá. A substância pode ter ajudado a transformar as rochas (compostas por ferro) em ferrugem.

Acredita-se que um dos motivos para o Mar Vermelho ter esse nome é que as montanhas ao seu redor são avermelhadas por causa dos minerais que as compõem, como ferro, que vira ferrugem em contato com oxigênio e água. A imagem reflete no mar, dando a impressão de que também tem essa cor.

Outra possível razão é a presença da cianobactéria do gênero Trichodesmium, que é vermelha e cresce próxima à superfície. Também pode estar relacionado aos povos antigos que viviam lá e que davam nomes de cores aos pontos cardeais. O Sul, onde eles moravam e fica o mar, era chamado vermelho.

Saiba mais

Por ser mais maleável, o ouro costuma ser misturado a outros metais para a fabricação de joias.

Chuva ácida e água do mar aceleram o processo de ferrugem.

Quem perguntou?

Gustavo Bauer, 11 anos, assistiu a um programa de TV sobre mineração e ficou curioso para saber se o ouro enferruja como o ferro. “Já vi moeda de cobre, colar de prata e porta de ferro mudarem de cor, mas nunca vi isso acontecer com ouro.”

Consultoria de Roberto Ribeiro da Silva, professor do Instituto de Química da Universidade de Brasília. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;