Economia Titulo Celular
Nono dígito em celular começa a valer amanhã
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
28/07/2012 | 07:02
Compartilhar notícia


A crescente demanda de usuários de telefone celular na Grande São Paulo, que utiliza o DDD 11, fez com que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinasse o acréscimo do dígito 9, à esquerda dos números (tanto dos já existentes quanto dos novos), como condição para que as operadoras pudessem continuar comercializando chips. A medida passa valer a partir de amanhã, porém, até o dia 8, as ligações poderão ser feitas normalmente. Após a data, será emitido um aviso para quem se esquecer do nono dígito (veja arte ao lado). Mensagens seguem as mesmas regras - também precisarão da adição do número 9.

 

Existem em funcionamento hoje, com o DDD 11, em 64 municípios do Estado de São Paulo, 34,2 milhões de linhas de celulares. A capacidade, porém, é de 44 milhões. Com a adição do 9, serão comportados 90 milhões de usuários.

A alteração vale apenas para os telefones classificados como SMP (Serviço Móvel Pessoal), das operadoras TIM, Claro, Oi e Vivo. Estão excluídos os que se encaixam como SME (Serviço Móvel Especializado), caso de rádios. Os números da Nextel, portanto, continuam iguais.

 

AGENDA

Para facilitar a vida do usuário, na hora de acrescentar o 9 na frente dos contatos da agenda do celular, muitos aplicativos, tanto para o sistema Android (smartphones), como para iOS (iPhones), que fazem o acréscimo automaticamente.

O consultor de telecomunicações Artur Borioli, sócio-diretor da L&A Consultoria Móvel, dá a dica para acessar mais de dez tipos de aplicativos, gratuitos ou com custo de até R$ 2, no site play.google.com. Basta colocar na busca ‘nono dígito' que as opções aparecem. "Têm programas que separam os números de Nextel, e não acrescentam o 9", conta.

É importante pesquisar antes de fazer o download, pois alguns duplicam toda a agenda de telefone e outros adicionam o 9 na lista inteira.

 

OPERADORAS

A TIM informou que no domingo poderá haver instabilidade de alguns serviços. Se o usuário identificar dificuldades para efetuar chamadas ou acessar dados, a operadora orienta desligar e ligar o aparelho celular. A Claro avisou que no call center mais de 14 mil atendentes já foram treinados, e que trabalha para que a mudança tenha o menor impacto possível.

A Oi avisou que mobilizou equipe multidisciplinar que ficará de prontidão durante a transição do sistema para garantir o bom funcionamento dos serviços e o melhor atendimento aos clientes. A Vivo declarou que vem adotando as providências técnicas para que a operação ocorra sem qualquer problema e dentro do prazo estipulado pela Anatel. Todas disseram ter avisado seus usuários sobre a mudança.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;