Márcio Bernardes Titulo
Paulistão

Neste final de semana começa o maior campeonato regional do país. Há quem não goste, mas sempre defendi esse modelo de competição...

Por Especial para o Diário
15/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Neste final de semana começa o maior campeonato regional do país. Há quem não goste, mas sempre defendi esse modelo de competição no início de cada temporada.

Reconheço que é um exagero 20 clubes no Paulistão. O ideal seria 12, ou no máximo 14. Porque dezenas de jogos entre equipes pequenas do Interior não oferecem nada ao torcedor. Nem tecnicamente, nem emocionalmente.

Os pequenos sonham apenas com os jogos contra os grandes. Por causa da renda e da vitrine. Estes lamentam as longas viagens, o calor implacável do interior e contam apenas com as grandes rendas dos clássicos. Além da disputa pelo título, é claro.

Com essas ressalvas, ainda assim vale a pena o Paulistão. O charme, os bons, difíceis e disputados jogos e a incontestável emoção que envolve as partidas finais merecem a nossa confiança e empolgação.

Os grandes são os favoritos.Poucas vezes os pequenos surpreenderam. Em 1986 foi a Internacional de Limeira que engoliu o Palmeiras em pleno Morumbi. Em 1991, a final caipira teve Bragantino e Novorizontino.

Mais uma vez, os quatro grandes vão lutar pelo título. O Corinthians, por conta do centenário e da Copa Libertadores, foi o que mais se reforçou. O São Paulo também foi buscar novos jogadores. Palmeiras e Santos ainda estão tímidos nas contratações.

Será uma grande surpresa se, em abril, o título não ilustrar a sala de troféus de um deles.

No Interior, lamentavelmente, se vê investimentos limitados por conta da crise dos pequenos e equipes bancadas por empresários. Claro que não podem almejar muita coisa.

Quem avisa amigo é! Sertãozinho x Barueri, no dia 17 e Santo André x Paulista, dia 24, serão os dois primeiros jogos do Paulistão que começarão às 11 da manhã.

Como se sabe, o calor está infernal no sudeste brasileiro. E esse é um horário inadequado para se praticar esporte.

Não se sabe a razão da Federação Paulista de Futebol ter procedido desta forma. O que se pode dizer é que se acontecer alguma tragédia com qualquer atleta, já sabemos quem responsabilizar por isso.

Entendeu Marco Pólo?!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;