Política Titulo
João Paulo Cunha anuncia apoio a Greenhalgh
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
10/01/2005 | 21:01
Compartilhar notícia


O deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) conquistou nesta segunda-feira um apoio fundamental para chegar à presidência da Câmara, nas eleições marcadas para o dia 14 de fevereiro. O atual presidente da Casa, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), confirmou seu apoio à candidatura de Greenhalgh em detrimento à chapa independente de Virgílio Guimarães (PT-MG).

Durante uma reunião que contou com a presença de 80 parlamentares, entre eles os líderes do PMDB, PP, PTB, PCdoB e representantes do PL, PPS, PSDB e PDT, João Paulo colocou à disposição de Greenhalgh sua influência para conquistar todos os votos necessários, afirmando que será "o primeiro a entrar na campanha do colega petista".

O atual presidente da Câmara afirmou que acompanhará seu provável 'futuro' sucessor nas visitas que fará a todos os Estados brasileiros. "Eu vou conversar com todos os líderes, com o deputado Virgílio Guimarães, no sentido de construir uma chapa comum, proporcional, em que, ao mesmo tempo, cada partido tenha seu quinhão de representação na Mesa Diretora.", declarou. Para se ter uma idéia da 'disponibilidade' de João Paulo, ele se comprometeu a conversar com o deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), único candidato da oposição.

No entanto, Aleluia, que foi convidado a participar do encontro, mas não compareceu, já deu um 'banho de água' fria nas intenções do atual comandante da Casa. Ele afirmou que não retirará a sua candidatura em detrimento e uma candidatura única, no caso de Greenhalgh. "Nem pensar, candidatura única só se for a minha. Eu já coloquei a minha candidatura e não tenho o menor interesse em retirá-la. Como o meu adversário também não vai retirar a sua (candidatura), haverá disputa em plenário", afirmou.

Sinal de Prestígio – A presença dos 80 deputados de nove partidos diferentes, entre eles 40 do PT, mostra que a candidatura de Luiz Eduardo Greenhalgh conta com um apoio maciço e importante das principais bancadas. Até mesmo os oposicionistas tucanos confirmaram que respeitarão proporcionalidade – fato esse que mostra que o problema entre PSDB e PT durante a eleição para a Presidência da Câmara de Vereadores de São Paulo já foi superada.

De acordo com Paulo Bernardo, na reunião, o líder do PP na Câmara, Pedro Henry (MT), disse que seu partido também respeitará o critério da proporcionalidade. Ainda segundo Bernardo, o parlamentar mato-grossense sugeriu a criação de coordenadores de campanha por partido e afirmou que cumprirá esse papel no PP.

O deputado João Alfredo (PT-CE) destacou que a esquerda está fechada com o candidato oficial do partido. "O Greenhalgh está sendo atacado pelos seus méritos, e não pelos seus defeitos", afirmou o parlamentar. O deputado Luiz Antônio Fleury (PTB-SP) disse que seu partido também defenderá o critério da proporcionalidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;