Setecidades Titulo
Temporal alaga pontos no Grande ABC
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
26/10/2004 | 09:05
Compartilhar notícia


O forte temporal desta segunda de manhã causou alagamentos em diversos pontos isolados no Grande ABC. Os maiores transtornos ocorreram em São Bernardo e São Caetano, onde a chuva prejudicou o trânsito em duas importantes vias de acesso, a via Anchieta e a avenida Guido Aliberti. Ambas alagaram. Em Santo André, a região central foi a mais atingida. O maior índice pluviométrico da região foi registrado em Mauá, das 7h às 13h, segundo informou o Corpo dos Bombeiros. Nenhum dos municípios entrou em estado de alerta.

O temporal, que se anunciava desde as primeiras horas da manhã, se intensificou entre 11h e 12h. Foi por volta deste horário que o nível do ribeirão dos Couros subiu, alagando a pista Sul da via Anchieta (sentido litoral), no trecho entre os Km 10 e Km 13, na divisa de São Bernardo com a capital. O trânsito ficou impedido no local durante duas horas.

Houve também dois pontos de alagamento na avenida Guido Aliberti, em São Caetano. Um deles foi na altura do Jardim São Caetano, próximo à rua Justino Paixão, e o outro nas imediações da avenida Lauro Gomes, na altura do bairro Nova Gerty. Em Santo André, uma loja de materiais para construção na avenida Dom Pedro I foi tomada pelas águas. O acúmulo de lixo entupiu um bueiro em frente ao comércio e, segundo funcionários, o esgoto começou a jorrar dos vasos sanitários e ralos. "Por mais que tirávamos a água (que atingiu um nível de quase 20 cm de altura), o cheiro insuportável permanecia", afirmou o gerente Fábio Carvalho, 27 anos. "Como vamos atender nossos clientes?"

Mauá - Pela segunda vez só neste mês, moradores da rua Eucalipto e vielas Vinte e Oito e Vinte e Nove, no Jardim Oratório, em Mauá, tiveram suas casas invadidas por água da chuva, lama e lixo após o transbordamento de um córrego que corta a favela.

Segundo a dona de casa Josimeire Maria da Silva, 25 anos, o problema acontece desde que a Prefeitura aterrou o piso das vielas no intuito de pavimentá-las, sem concluir a obra. "Minha casa ficou uns 50 cm abaixo do nível da rua, por isso alagou tudo. Até rato morto veio parar dentro de casa."

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a execução da obra faz parte de um projeto de reestruturação e saneamento de todo o Jardim Oratório, previsto para ser concluído em 2005. Com relação aos prejuízos dos moradores, a assessoria informou que uma equipe seria enviada ao local para avaliar os danos provocados pela chuva.

De acordo com o meteorologista Luiz Alves dos Santos Neto, da agência Climatempo, o temporal foi resultado de uma passagem da frente fria sobre o Estado, deixando o tempo propenso a chuvas na Grande São Paulo e interior. Nesta terça, o tempo deve permanecer nublado, mas com chuvas bem mais escassas. "É que nesta mesma frente fria já avança para o Rio de Janeiro, e o tempo deverá ficar mais estável", disse o meteorologista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;