Diarinho Titulo Biblioponto
Um anexo divertido e cheio de conhecimento

Alunos do Colégio Harmonia criaram o Biblioponto para incentivar a doação e a troca de diversos livros já arrecadados

Por Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
26/12/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
André Henriques/ DGABC


A leitura é capaz de transformar todo o ser humano e, por consequência, transformar também o mundo. Ao ler, é possível desenvolver diversas habilidades como as linguísticas, melhorando a escrita e a própria leitura, a interpretativa, habilidades de raciocínio, concentração, expressão e até para a criatividade. Ou seja, o livro é uma porta de entrada para infinitos conhecimentos.

Foi pensando que o livro pode transformar o mundo que os alunos do colégio Harmonia, em São Bernardo, desenvolveram um projeto diferente e muito especial. Eles criaram o projeto Biblioponto, como se fosse uma biblioteca ao ar livre, montada em uma área anexa à escola.

O ponto possui, até o momento, três caixotes que são alimentados diariamente com diversos livros. Todos itens são doados pelos próprios alunos, professores ou por qualquer morador que passar pelo local e quiser deixar alguns livros.


Enzo Tamura e Thiago Arantes também fizeram suas doações ao Biblioponto 

A ideia é justamente essa: a troca de conhecimento. O leitor pega emprestado um livro e depois devolve para outra criança ou adulto também ter a oportunidade de ler aquele conteúdo.

O projeto Biblioponto começou no início do mês, e em uma semana, precisou ser abastecido pelo menos cinco vezes, ou seja, mais de 100 livros foram doados em sete dias. 

Entre as opções estão histórias, romance, comédia e ciência e o ponto foi estrategicamente montado próximo a um ponto de ônibus, para incentivar as pessoas a pegarem quando passarem por lá.

De acordo com os estudantes do colégio Harmonia, de São Bernardo, a ideia surgiu em conjunto com a escola, e foi se adaptando conforme o projeto foi tomando forma. “A ideia inicial era fazer uma biblioteca física em uma comunidade, mas por conta da pandemia e pelas dificuldades mesmo desse projeto, adaptamos aqui na escola”, conta a estudante Sabrina Russo, 16 anos.

A ideia de criar o Bibliponto também foi pela otimização de espaço. Ele é prático e fácil de utilizar e, segundo os alunos, todos podem pensar em iniciar projetos parecidos. 

“O Biblioponto não ocupa muito espaço, igual, por exemplo, a horta vertical que temos aqui na escola. É sobre otimização de espaço”, completa Cibele Gonçalves, 16. 

Como o projeto Biblioponto foi um sucesso, a ideia para 2022, segundo os estudantes, é pensar na possibilidade de instalar em outros pontos também. Afinal, conhecimento nunca é demais.


Estudantes trabalham juntos para alimentar o Biblioponto; da esq. para direita,
Enzo Shinji, Arthur Colin, Luka Durante, Lívia Coelho, Sabrina Russo, Cibele Gonçalves, Sophia Demakue, Virgínia Sales, Victor Coturani, Gabriel Contevalerio e Vitor Kenzu 

Leitura melhora o desempenho também para o Enem

Quem tem o hábito da leitura também tem um conhecimento mais amplo em diversas áreas. 

Isso pode ser determinante na hora de resolver muitas questões e uma delas é que a leitura mostra-se capaz de melhorar também o desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), já que esse hábito trabalha a interpretação de texto - importante no exame - e, claro, a prática da redação.

Foi também pensando nisso que o Biblioponto, do Colégio Harmonia, foi criado. 

De acordo com os estudantes, os livros disponíveis abordam diversos temas importantes e necessários para os estudos.

“Se na escola estudamos sobre a literatura do Brasil, por exemplo, podemos estudar a literatura africana também, já que já foi tema de Enem”, comenta o estudante Victor Coturani, 18 anos. 

O Victor se refere ao tema da redação de 2012 “O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI”. Vale lembrar que esse ano o tema surpreendeu os estudantes e abordou sobre a invisibilidade e os registros civis, de pessoas que não são registradas. 

Seja um livro para se passar o tempo ou livro que aborde história e ciência, a leitura transforma realidades e nos leva a novas experiências.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;