Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que existem as estrelas cadentes?

Na verdade, esses corpos celestes são meteoros que percorrem pelo céu durante a queda

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
28/11/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação/ Freepik


Nós os conhecemos como estrelas cadentes, mas, para entendermos um pouco melhor, o nome ‘estrela cadente’ não está certo. Afinal, não é uma estrela que está caindo do céu, mas sim um meteoro.

Ao cair na Terra, os meteoros deixam a marca do caminho que seguiram a queda, e esse é o traço brilhante que é possível ver no céu. Vale lembrar que, quando o traço está lá no céu, é chamado de meteoro, e quando o corpo celeste cai no chão é chamado de meteorito.

Como esse meteorito cai com uma velocidade muito alta, o atrito com o ar da atmosfera gera um calor e a alta temperatura queima o meteorito.

Diante disso, o que vemos são as fagulhas do material queimado que foram deixadas para trás.

Para encontrá-los pelo céu é importante saber que durante épocas do ano a Terra passa por regiões do espaço que têm muitos asteroides – um planeta menor do sistema solar interno. Nessas datas é possível ver à noite as chuvas de meteoros, que é um espetáculo lindo.

Por exemplo, entre outubro e novembro temos os meteoros orionídeos. Eles têm esse nome por aparecerem perto da constelação de Órion, que é bem fácil de reconhecer por conter as famosas Três Marias. O pico deste evento é por volta do dia 21 de outubro.

Além disso, os meteoros acontecem muito rapidamente, em menos de um segundo, e a melhor maneira de assisti-los é com a vista normal, sem binóculos ou telescópios, porque é muito difícil apontar o instrumento para o evento. 

O mais interessante é que esse fenômeno pode acontecer várias vezes e ao mesmo tempo, o que é chamado popularmente de uma ‘chuva de meteoros’. 

Agora que sabe tudo isso, já pensou em assistir essa chuva de meteoros um dia pelo céu?

Em várias culturas a pessoa que tem a sorte de assistir à queda de um meteorito (ou a estrela cadente) pode fazer um desejo, pois, diz a lenda que este pode se realizar

Consultoria de Annibal Hetem Junior, professor de engenharia aeroespacial da UFABC (Universidade Federal do ABC)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;