Setecidades Titulo Retomada
Cidades adotam critérios distintos na retomada das aulas presenciais

Sto.André e S.Bernardo voltam com 100% dos alunos, enquanto vizinhas têm retorno gradual

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
02/08/2021 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/ DGABC


A partir de hoje os estudantes do Grande ABC voltam a frequentar as salas de aulas. A retomada será de forma diferente nas redes municipal, estadual e particular. Enquanto as escolas sob gestão das prefeituras terão retorno gradual em algumas cidades, as geridas pelo Estado e as particulares estão autorizadas a receber 100% dos matriculados, desde que respeitem distância mínima de um metro entre os estudantes.

Em Santo André e São Bernardo, o retorno será integral em todas as redes já a partir de hoje. De acordo com a Prefeitura andreense, a volta presencial não será obrigatória e os alunos que não aderirem continuarão recebendo o ensino de forma remota. Já o Paço são-bernardense não confirmou se continuará a oferecer o ensino a distância para famílias que não se sentirem seguras para retornar.

Em São Caetano, a volta acontece a partir de amanhã e de forma gradual na rede municipal – escolas do Estado e as particulares podem receber 100% dos estudantes. De acordo com a Prefeitura, neste momento as salas vão receber apenas 50% dos estudantes e a decisão é facultativa aos pais. Por enquanto, o retorno é apenas para alunos dos grupos 4 e 5 da educação infantil, ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano) e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A Secretaria de Educação promete divulgar calendário de retorno das demais etapas e modalidades (ensino fundamental 2, ensino médio e turmas iniciais da educação infantil) nos próximos dias.

Em Diadema, as escolas municipais vão receber apenas 25% dos estudantes no retorno, a partir de hoje. Colégios estaduais e particulares podem retomar com 100% de frequência dos alunos. De acordo com a Prefeitura, os responsáveis podem decidir se enviam ou não os filhos neste momento.

Outra cidade que optou por retorno gradativo dos alunos é Ribeirão Pires. As escolas vão receber estudantes a partir dos 3 anos e em dias escalonados. Matriculados no ensino infantil e fundamental 1 (1° ao 5° ano) terão aulas apenas de segunda a quarta-feira. Já o ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano) terão aulas em dias alternados. Assim como nos outros municípios da região, as escolas estaduais e particulares têm autonomia para a retomada integral dos estudantes matriculados.

Mauá e Rio Grande da Serra não responderam até o fechamento desta edição.

De acordo com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a rede municipal de ensino da região conta com 645 escolas, 200 mil alunos matriculados e 13 mil professores, além de outros 9.000 profissionais da educação. “O avanço na vacinação e a melhora nos indicadores da pandemia possibilitam a retomada das aulas presenciais. A abertura das escolas nessas condições vai contribuir para garantir a aprendizagem e a manutenção da segurança física e mental de crianças e jovens”, afirmou o prefeito de Santo André e presidente do colegiado, Paulo Serra (PSDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;