Cultura & Lazer Titulo
Com espírito do rock
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
16/12/2010 | 07:23
Compartilhar notícia


O mundo de sexo, drogas e rock'n'roll é o tema de ‘Mondo Urbano' (Devir Livraria, 128 páginas, R$ 25). A história em quadrinhos traz de maneira interessante uma trama instigante envolvendo as três principais características do universo roqueiro e seus clichês. Drama e humor encontram espaço em meio ao desenvolvimento de um grande mistério digno de ícones como Kurt Cobain (1967-1994) e Michael Hutchence (1960-1997).

A publicação trata-se de um projeto underground criado por Eduardo Medeiros, Mateus Santolouco e Rafael Albuquerque. O trio é responsável pelo roteiro e pelas ilustrações. Inicialmente, a história foi escrita em quatro números separados - Powertrio, Overdose, Cabaret e o epílogo Encore - que circulam no mercado independente e somente agora são reunidos em um único livro.

Não espere encontrar uma narrativa linear. É comum a apresentação de diversos pontos de vistas de um mesmo acontecimento e isso pode causar confusão para alguns leitores. Mas a mudança de foco dentro do conto faz com que surjam mais explicações do que dúvidas.

Entre idas e vindas, os autores mostram diversas questões envolvendo o roqueiro Van Hudson, encontrado morto na banheira de um hotel. O inesperado acontecimento e a última apresentação do grupo De-Mo movimentam a trajetória de diversas figuras que estão ligadas ao personagem de alguma maneira, sejam eles companheiros de banda, fãs apaixonadas ou um repórter que investiga o caso.

A lenda urbana na qual se transforma a morte de Hudson conta com conhecidos ingredientes da história do rock: ligações com instrumentos de estimação, pacto com o Diabo pelo sucesso e o destinos dos personagens desses contos nos dias de hoje. "Se ‘Mondo Urbano' fosse um álbum de rock, eu diria que o rock não morreu. Diria que está vivo e pulsante!", afirma o quadrinista gaúcho Rafael Grampá, que assina o prefácio da publicação.

Uma das boas tiradas do livro são as citações de trechos de composições de grandes ídolos da música na divisão dos dez capítulos. É possível encontrar frases de Eric Clapton, Pink Floyd, Bob Dylan e dos Rolling Stones.

Na verdade, ‘Mondo Urbano' não resume seu conteúdo. A denominação é abrangente para qualquer ideia que apareça na mente de Medeiros, Santolouco e Albuquerque. Antes de novidades, os leitores aguardam o desfecho desse mistério do rock.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;