Turismo Titulo
História e agito em Itanhaém
Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
24/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Segunda cidade mais antiga do Brasil - foi fundada em 22 de abril de 1532 -, Itanhaém reserva grandes atrações nesta temporada de fim de ano e férias. Referência histórica, vale tirar um tempo para passear por praças, ruas e igrejas. Os amantes da natureza ainda podem se deliciar com os passeios nas ilhas oceânicas, consideradas points de mergulho de classe internacional.

Durante o mês de janeiro a programação promete agitar até o mais tranquilo dos turistas. No total, cerca de 280 atrações diferentes de esportes, cultura, música e teatro.

Na virada do ano a banda Balakubaka será a responsável por animar os que comparecerem à praia do Sonho, com direito a muito axé e às melhores canções do Carnaval brasileiro.

E a Folia não para por aí. Ainda no embalo da virada, a cidade terá o Itanhaém Folia, que promete ferver o público com apresentação de bandas como Inimigos da HP (dia 2 de janeiro) e Exaltasamba (dia 3). Informações no site www.itanhaemfolia.com.br.

No dia 22, os shows continuam na ladeira do centro histórico, com o Festival de Reggae, que terá apresentação internacional do grupo Big Mountain, dividindo o palco a banda Afrodizia. No dia 23, a banda Cidade Negra agitará o público com seus sucessos.

ESPORTES - Saindo dos palcos, ainda no dia 23, acontece a decisão do Título Brasileiro de Kickboxing, no Ginásio do Calixto, às 19h. No dia 24, a Praia dos Pescadores terá o Circuito Metropolitano de Longboard, reunindo os melhores atletas da Baixada Santista.

O futebol também marca presença no Verão 2010. No dia 30 grandes craques do futebol paulista jogam contra a Seleção de Itanhaém, no Desafio de Futebol Máster Solidário, às 10h, no Campo do Savoy. No dia 5 de fevereiro, a partir das 9h, a cidade terá o 24° Torneio Internacional de Verão de Ciclismo. A competição terá como percurso as principais vias do centro histórico.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS - Itanhaém terá quatro roteiros inéditos intitulados: Roteiro do Pescador, Ecoturístico, Histórico e Cultural e Caminhos de Anchieta e Itanhaém.

O Roteiro do Pescador é realizado no Cais do Guaraú, onde além da venda de pescados, os turistas podem praticar a pesca esportiva e de lazer, em um píer de aproximadamente 80 metros. A Praça do Pescado Alameda Emídio de Souza, onde existem pontos pesqueiros estratégicos, é o local de onde sai o barco de turismo pelo Rio Itanhaém. A praia da Saudade é destacada por suas belezas na flora e fauna da Mata Atlântica.

E opções de atividades não faltam. Uma delas é o roteiro ecoturístico, que tem como ponto de visitação a Passarela de Anchieta, construída com ipê e materiais derivados do eucalipto ecológico - seguindo as normas de preservação ambiental - com estrutura de 220 metros de comprimento por 1,60 metro de largura.

Para quem deseja apreciar as belezas naturais, uma boa dica é a Trilha do Sapucaitava. De fácil acesso e recomendada para todas as idades, do mirante ainda é possível avistar as Ilhas Costeiras, praia dos Pescadores, Costão Rochoso da praia das Conchas e o Morro do Paranambuco.

Uma outra alternativa é o roteiro Histórico Cultural, que oferece algumas atrações de passeio, como o Convento Nossa Senhora da Conceição, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Igreja Matriz de Sant'Anna, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bonfim, a Casa do Olhar Benedicto Calixto e a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga exposições, eventos, e manifestações culturais.

Para finalizar, o roteiro Caminhos de Anchieta mostra alguns locais por onde o jesuíta passou, como a famosa Cama de Anchieta, o Monumento, a Virgem, o Púlpito, o Pocinho e os Painéis de Anchieta.

SERVIÇO
Informações: (0xx13) 3421-1700, ramal 1804 ou turismoreceptivo@itanhaem.sp.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;