Política Titulo
Pressionado, PSDB apoia fusão da Saned
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
08/07/2011 | 07:14
Compartilhar notícia


O governo do Estado pressionou e os vereadores do PSDB de Diadema votarão a favor do projeto de lei que cria a Companhia de Água de Diadema, empresa formada com a fusão da Saned com a Sabesp e que ficará responsável pela distribuição de água no município. A orientação foi dada pela superintendente da Sabesp, Dilma Pena, em reunião na terça-feira com os tucanos Lauro Michels, José Dourado e Márcio Giudicio, o Márcio da Farmácia.

Apesar da recomendação estadual, a bancada do PSDB ainda está dividida com relação ao texto. Durante audiência pública organizada na segunda-feira, Michels e Márcio teceram duras críticas à matéria e pediram que a votação só acontecesse depois de reuniões com a população para explicar o teor da fusão. Porém, terão de referendar a propositura no dia 14, como quer o Executivo de Diadema.

"Eu, particularmente, ainda sou contrário, porque sei que a dívida da Saned ficará para o povo pagar. Mas será uma decisão partidária. O PSDB sempre vota em bancada", disse Márcio da Farmácia.

A pressa do governo do Estado em administrar metade da CAD se justifica em dois pontos. O primeiro é financeiro, já que a Sabesp acredita que, bem administrada, a companhia possa gerar lucro. O Orçamento de 2011 da Saned está estimado em R$ 96 milhões, mas a autarquia conta com dívida de R$ 685 milhões - quase que a totalidade resultada na quebra unilateral de contrato da Saned com a Sabesp. Com a fusão, 75% do montante será quitado e o restante será amortizado com superavit da CAD.

Segundo comenta-se nos bastidores, o outro fator é político. Como o PSDB irá gerir 50% da autarquia de Diadema, poderá lotear cargos importantes objetivando alavancar a candidatura a prefeito do ex-deputado estadual José Augusto da Silva Ramos (PSDB). Os tucanos conseguiriam espaço político, mesmo que parcial, em local hoje dominado pelo PT.

Presidente do PSDB de Diadema, Dourado desmentiu interesse político na fusão da Saned, porém confirmou que a intenção do governo do Estado é conseguir lucrar com a nova empresa. "Todos sabem que a Sabesp é lucrativa. Além disso, a Sabesp pode muito bem arrendar a Saned devido à dívida da autarquia. O governo do Estado tem pressa na votação porque será valioso para ambos, mas é de interesse maior da Prefeitura porque a Sabesp pode ficar com a Saned se quiser". 

SEM RESISTÊNCIA

Com apoio da bancada tucana, o projeto que cria a CAD não enfrentará problemas na Casa. Alguns vereadores ainda estão resistentes ao texto, muito por conta da ausência de participação popular no processo de fusão. Contudo não conseguirão barrar a votação da propositura. Pelas contas internas do Executivo, o item será referendado por pelo menos 14 vereadores.

"O projeto não entrou ontem na Casa, está aqui desde o ano passado. Não tem o que reclamar", afirmou o líder de governo, Orlando Vitoriano (PT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;