D+ Titulo
Só tome cuidado com o peso
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
03/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Não é porque mochila é superprática que se pode levar o mundo nas costas. Não dá para esquecer que é um peso que o corpo precisa suportar. Por isso, para Walter Fukushima, ortopedista e professor da Faculdade de Medicina do ABC, os modelos ideais são os de rodinhas (os que têm uma alça só não são indicados) ou ter armário na escola. A primeira opção não combina com quem vive andando na rua; e a segunda, não depende de você.

Então, a dica é dividir o peso ennos os dois ombros, não deixar que ultrapasse o limite dos ombros e da cintura e não carregar mais do que 10% do seu peso, conforme indica a Lei da Mochila, de 1997, além, claro, de só levar o que é essencial. "O excesso pode causar vários problemas na coluna (são 19 tipos de lesões) e ainda complicar os que já existem", explica o médico. Se começar a sentir dor, é preciso consultar o ortopedista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;