Internacional Titulo
Vaticano excomunga ex-arcebispo de Zâmbia
Do Diário OnLine
Com AFP
26/09/2006 | 14:44
Compartilhar notícia


O ex-arcebispo de Zâmbia Emmanuel Milingo, 76 anos, foi excomungado pelo Papa Bento XVI depois de ter ordenado quatro bispos ilegalmente. "Monsenhor Emmanuel Milingo está em uma condição irregular e claramente está progressivamente rompendo a comunhão com a Igreja", afirma o comunicado divulgado pelo Vaticano.

Os quatros sarcedotes casados, que foram ordenados bispos por Milingo, também foram excomungados.

Segundo o texto do Vaticano, a sentença de excomunhão está  prevista pelo artigo 1382 do Código de Direito Canônico. O arcebispo não precisa ser julgado previamente.

A última sentença de excomunhão que se conhece foi pronunciada em fevereiro pelo bispo de Piemonte, norte da Itália, monsenhor Pier Giorgio Bernardi, contra o sacerdote Franco Barbero, por ter benzido o casamento entre homossexuais.

Em 2002, o Vaticano ameaçou várias vezes o arcebispo Milingo de excomungá-lo por ele ter se casado com uma coreana seguindo o ritual da seita Moon. Mas o religioso africano renunciou ao casamento e se reincorporou à Igreja.

Os excomungados não podem cumprir tarefas litúrgicas ou pastorais e são proibidos de participar da vida sagrada da Igreja.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;