Cultura & Lazer Titulo Artes plásticas
Mostra para começar o ano

Salão de Exposições de Santo André recebe obras que passaram pela Bienal de Gravura da cidade

Por Vinícius Castelli
04/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Júlio Bastos/PSA


O ano começou com arte na agenda de Santo André. E quem quiser mergulhar nesse universo tem boa opção com a mostra Gravuras de Santo André: As Bienais, Os Salões e o Acervo, que toma conta do Salão de Exposições do Paço Municipal (Praça 4º Centenário) e segue em cartaz até dia 19. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e a entrada é gratuita.

Com curadoria assinada por Nilo de Almeida, encarregado da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, a exposição apresenta ao público cerca de 36 trabalhos que compõem o acervo artístico da cidade.

Segundo Milton Toller, coordenador da Casa do Olhar, todas as obras selecionadas já foram expostas na Bienal de Gravura de Santo André – que já foi considerada uma das principais do gênero no País. Segundo ele, aliás, há uma boa notícia, pois esse projeto deve ser retomado a partir de 2019.

“Essa é uma mostra bem variada, com produções de vários anos de artistas da região e de fora. Fizemos uma seleção das principais gravuras do nosso acervo”, conta Toller. Entre as peças selecionadas para a mostra estão obras de nomes como Santídio Pereira de Souza, Luciano Bortoletto e Juliana Braga, entre outros.

Toller espera que essa exposição seja um agente incentivador para a retomada da bienal em Santo André e para aumentar a produção de gravuras na região. “Na Casa do Olhar estamos fomentando artistas de gravura. Ainda neste ano faremos oficinas e palestras a respeito dessa arte”, afirma. “Há muito artista ativo e utilizando diversas técnicas”, diz.

Peças de arte postal são opção no Paço andreense

Outra boa pedida em Santo André é a mostra de arte postal, que integra o acervo da Casa do Olhar Luiz Sacilotto. O projeto, que já foi exposto em novembro, ganha repeteco e fica em cartaz até dia 20 no saguão do Teatro Municipal (Praça 4º Centenário).

A mostra, com entrada gratuita, é ilustrada por cerca de 20 peças em que artistas usam como instrumentos de expressão cartas ilustradas, envelopes decorados, cartões-postais e objetos tridimensionais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;