Política Titulo
Lula e ministros falam de eleição em jantar
24/12/2009 | 07:14
Compartilhar notícia


A eleição de 2010, a aprovação do orçamento e a fracassada Conferência do Clima, em Copenhague, dominaram as conversas do jantar de fim de ano que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu ontem aos ministros, na Granja do Torto.

Mesmo sem a presença da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff - pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, que está gripada -, a sucessão do ano que vem pairou sobre a festa.

Preocupado com as brigas entre o PT e o PMDB na Bahia, o presidente pediu ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que não estique a corda na disputa com o governador Jaques Wagner, candidato à reeleição - Geddel já anunciou que também concorrerá.

Em meio à troca de gentilezas, Lula tentou desfazer o mal-estar provocado há quase um mês, quando declarou que o PMDB deveria apresentar "lista tríplice" para que Dilma escolhesse o pretendente a vice.

Bastante animado, o presidente ficou atento à votação do orçamento pelo Congresso. Soltou um "que bom" quando a proposta - que prevê R$ 29,9 bilhões para as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) - foi aprovada perto da meia-noite. O PAC será o carro-chefe da campanha de Dilma em 2010.

Já de madrugada, o presidente disse a convidados que se as negociações sobre as mudanças climáticas tivessem começado um mês antes, o acordo de Copenhague teria sido fechado. "Nós fizemos o melhor projeto", afirmou. Por fim, relatou aos ministros a conversa que teve com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que sugeriu a entrada do FMI (Fundo Monetário Internacional) como controlador de um fundo de financiamento para ações de adaptação às mudanças do clima em países em desenvolvimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;