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Mercado remodela conceito de presente
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
03/02/2011 | 07:00
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Fernando Nonato/DGABC


Nada de flores, bombons, perfumes ou roupas. Os tradicionais presentes podem ser substituídos por experiências bastante inusitadas, como passear de balão em Paris, andar de Ferrari no autódromo de Interlagos, ou fazer rafting.


Esse conceito, chamado de presente-experiência e que surgiu na Europa, tem feito sucesso entre os brasileiros. Com ele, é possível contemplar amigos e clientes com atividades originais e surpreendentes.

A empresa O Melhor da Vida, que vende os produtos por meio de site desde 2005, fechou 2010 com faturamento de R$ 5,6 milhões - alta de 83% em relação a 2009. Para este ano, a companhia deseja alcançar os R$ 12 milhões. Desde o início do seu funcionamento, já foram vendidas 600 mil experiências.

No começo, o consumidor podia escolher entre 150 atividades diferentes. Hoje, são 2.800 experiências disponíveis. Jorge Nahas, diretor da empresa, explica que, além da internet, as vendas também acontecem em eventos corporativos e seminários.

"Vários empresários presenteiam seus colaboradores com essas experiências", enfatiza o executivo.

Os valores dos presentes-experiência variam de R$ 49 (valor cobrado para os cupons que correspondem a atividades como o kart, pesca, rafting ou jantar romântico) até R$ 498 mil (Orbital Expirience - viagem ao espaço, que inclui equipamentos espaciais e treinamento de quatro dias na Rússia).

Outra empresa do segmento, A Vida é Bela, começou as atividades no fim de 2009 e conta com 16 temas diferentes disponíveis. Cada um deles ferece opções variadas pelo mesmo valor. De acordo com a diretora da companhia, Cristina Reis, as mais compradas são diárias em spa e pacotes em hotéis.

Além do site, a empresa vende seus produtos por meio de livrarias. "Cerca de 25% das comercializações em 2010 foram entre as empresas", diz.

No ano passado a companhia contabilizou faturamento de R$ 2 milhões. Neste ano a previsão é que esse valor suba entre R$ 7 milhões e R$ 8 milhões. "É um mercado muito promissor. Atrai as pessoas que gostam de sair da mesmice de uma forma muito fácil e dinâmica", enfatiza Cristina.

PÚBLICO - Devido à variedade de preços, não há um público alvo. A ideia desse novo conceito é servir clientes de todas as classes sociais. "Cerca de 70% do nosso faturamento é proveniente das compras feitas pelas classes A e B. No entanto, estamos criando gama de produtos que abasteça também a nova classe média, a C - emergente nesse atual cenário econômico", conta Nahas.

O bancário de Santo André Rodrigo Silva, 34 anos, já comprou cinco presentes. O interesse surgiu depois que ganhou uma experiência da empresa onde trabalhava. "Não conhecia o produto. Ganhei o cupom de um valor determinado e dentre as opções escolhi um jantar romântico e fui acompanhado da minha mulher", explica.

Depois disso, ele já comprou mais presentes - um para o sobrinho andar de kart; outro para ele ter um dia de aula de golfe e rafting, além de presentear a mulher, Fabiana, com um dia no spa e um passeio romântico em um balão.

Serviço: Interessados podem conferir os presentes nos sites www.omelhordavida.com.br e www.avidaebela.com.br.

Escolha é feita por categoria e há cerca de 150 opções


Engana-se quem pensa que o presente-experiência não seja personalizado. Mesmo a pessoa tendo a opção de escolher qual atividade quer realizar, quem compra o serviço precisa direcionar o produto para o tema que mais combina com a personalidade da pessoa presenteada.


No site O Melhor da Vida o presenteado receberá a experiência em uma embalagem de alto valor perceptível com um cupom de valor definido, e terá mais de 150 opções de experiências, que podem ser adquiridas. As alternativas estão divididas em categorias temáticas, que são: alegria, emoções, diversão, sensações, encantamento, sonhos e o melhor da vida.


"Caso o cliente vá presentear uma pessoa aventureira, por exemplo, basta comprar um vale da seção diversão, e a pessoa escolhe qual o tipo de atividade quer fazer. Ao mesmo tempo que é possível personalizar, quem ganha o presente pode escolher o que mais gosta. É algo bem democrático", orienta Jorge Nahas, diretor da empresa.


PROCEDIMENTO - Para realizar a compra é simples: basta adquirir o serviço pelo computador, agendar a atividade e levar o cupom no dia do evento. Os presentes-experiência são válidos por seis meses.

"As facilidades só fazem com que as pessoas se sintam mais atraídas a adquirir esse serviço tão inusitado e diferenciado", conta Nahas.


Outro atrativo para quem gosta de inovar é a forma de pagamento, que pode ser parcelado em seis vezes no cartão, na maior parte das compras.




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