Economia Titulo
Setor de TI avança na área empresarial
Leone Farias
do Diário do Grande ABC
03/07/2011 | 07:08
Compartilhar notícia


O fornecimento de equipamentos para empresas, como servidores e redes corporativas, impulsiona o mercado de distribuição de produtos de informática no Grande ABC. Uma das grandes companhias desse segmento, a Agis ganhou impulso na região com a ajuda desses itens.

Como exemplo da força desse nicho, a comercialização de servidores pela companhia cresceu 30% no primeiro trimestre frente a igual período de 2010. Por sua vez, as redes corporativas (para conexão entre computadores e servidores), tiveram incremento ainda maior, de 60%. A gerente da filial na região Andreia Cavalli projeta que essa será a linha de maior crescimento neste ano. Essa expansão, ela acrescenta, se deveu ao maior volume de pedidos e também à ampliação de 20% no número de clientes (as revendas).

Andreia vê potencial no mercado corporativo. Ela estima que há cerca de 86 mil empresas no Grande ABC, e deste número, 13% seriam indústrias. "Há grandes fabricantes e a cadeia de fornecedores dessas companhias, com isso, por aqui, o mercado de TI (Tecnologia de Informação) é sempre aquecido", avalia.

Ela acrescenta que, além do mercado corporativo, o público consumidor da região também atrai a atenção da distribuidora. Dados de pesquisa Universidade Municipal de São Caetano confirma o potencial desse mercado. No Grande ABC, 68% das famílias têm computador em casa, aponta o estudo. É mais que o dobro do índice do País, que é de 36%.

TRANSFERÊNCIA

A Agis, que tem sede em Campinas e filial em Santo André desde 2008, transferiu neste ano suas operações na região para espaço mais amplo no mesmo município, para acompanhar o aumento da demanda. "O crescimento superou nossa expectativa", cita a gerente.

No local, há capacidade de estocagem até quatro vezes maior do que nas antigas instalações, e infraestrutura, que inclui áreas mais amplas de atendimento e de pós-venda, salas de treinamento para os clientes (as revendas de produtos de informática). Há ainda a possibilidade de construção de mezanino no imóvel, no futuro, o que ocorrerá conforme o crescimento da demanda.

As perspectivas são otimistas. A distribuidora projeta dobrar o faturamento da unidade da região até o fim do ano. No ano passado, a filial registrou elevação nas de vendas de 27% frente a 2009.

A meta é crescer com o aumento dos pedidos dos lojistas e com a ampliação no número de revendas atendidas. O objetivo é ampliar a carteira de clientes, da média de 400 por trimestre no ano passado, para 700 neste ano.

Atualização é importante, mas falta planejamento de indústrias

As indústrias da região têm a preocupação de se atualizar, com aquisição de equipamentos e sistemas de tecnologia de informação. É o que constata estudo realizado pela diretoria regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo em São Bernardo. O levantamento mostra que 93% das companhias pesquisadas no município têm área de TI, com alguém responsável por esse departamento.

No entanto, também se observou que apenas parte das fabricantes planeja adequadamente seus gastos nessa área. Isso porque 48% não têm plano de contingência nem orçamento específico. "Nos dias atuais, isso é preocupante, já que suas operações são altamente dependentes da tecnologia da informação. A perda de dados e a parada dos serviços, seja por que motivo for, podem causar grandes prejuízos às organizações", afirmou o diretor do núcleo de TI do Ciesp de São Bernardo, Émerson Beneton.

Ele acrescenta que muitas das companhias gastam com a compra de sistemas e equipamentos por demandas pontuais e até por modismo. "É importante trabalhar de forma preventiva. Todo o processo produtivo é planejado. O mesmo conceito deve ser adotado para essa área, com análise de fluxos de demanda e treinamentos dos funcionários", disse. Se isso, não ocorrer, avaliou o dirigente, há o risco de se gastar dinheiro de forma ineficiente.

Outra questão de destaque nesta pesquisa é com relação à terceirização, pois 77% das indústrias consultadas contratam empresas especializadas no fornecimento de algum tipo de serviço de informática.

Beneton comentou que, depois desse primeiro levantamento, há planos de ampliar o estudo e abranger associados de todas as regionais do Ciesp no Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;