Esportes Titulo Tigre
Com grandes clássicos no currículo, Cañete admite motivação extra

Camisa 10 do São Bernardo já disputou jogos importantes por Boca, Universidad Católica, São Paulo e Náutico; agora, rival é o Netuno

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
08/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


O meia-atacante Marcelo Cañete despontou em 2010 no Boca Juniors apontado como sucessor de Riquelme, um dos maiores ídolos da torcida xeneize. Com prestígio, defendeu a Universidad Católica, do Chile, em uma Copa Libertadores e por conta das boas atuações atraiu o interesse do São Paulo. No clube do Morumbi ele não decolou como o previsto, acabou rodando por Náutico e Portuguesa. Mas atual dono da camisa 10 do São Bernardo, o argentino de 25 anos não pode negar uma coisa: nestes seis anos de carreira profissional adquiriu muita experiência, a qual espera levar a campo no clássico de domingo, contra o Água Santa, no Estádio do Inamar, pela última rodada da primeira fase do Paulistão.

O duelo é de extrema importância para as duas equipes: o Tigre luta pela classificação, precisa vencer e contar com combinação dos adversários diretos na luta pelas duas vagas do Grupo B, enquanto o Netuno briga para liquidar o risco de degola. Assim, a previsão para o primeiro confronto entre os vizinhos é de clássico histórico.

Cañete já disputou grandes confrontos da América do Sul. Na Argentina, enfrentou Racing e Estudiantes nos tempos de Boca. Depois, enquanto defendeu a Universidad Católica encarou Vélez Sarsfield, Grêmio e Peñarol, enquanto pelo São Paulo jogou contra Corinthians e Santos. No Náutico, ainda travou duelo pernambucano com o Santa Cruz.

Mesmo assim, o jogador não trata este como mais um compromisso deste tipo na carreira. Pelo contrário: por conta da possibilidade de o São Bernardo avançar no Paulistão, a partida ganha ingredientes especiais. “Clássico traz motivação à parte. Estamos felizes pelo momento que estamos vivendo. Temos de continuar desta forma para a gente conseguir a classificação”, disse o hermano.

No clube desde o ano passado – saiu no segundo semestre para defender o CRB –, o argentino se mostra feliz em poder entrar para a história em caso de avanço inédito do Tigre às quartas de final. “Importante. Para mim está sendo bom, porque não é fácil chegar a uma situação dessa com clube como o São Bernardo, onde é maior o sacrifício, a gente sofre mais, então o momento que estamos vivendo agora é muito gratificante. Como jogador do São Bernardo, me sinto feliz e quero conquistar mais ainda, porque a recompensa vai ser muito grande. Vou lutar com meus companheiros até o fim e me tornar ídolo, entrando para a história do clube”, projetou.

João Francisco aponta duelo como especial

O São Bernardo ainda não definiu se disputará a Copa Paulista no segundo semestre. Sendo assim, o jogo contra o Água Santa, dependendo do resultado, pode ser o último da equipe na temporada – como também pode levar o time às quartas de final e mantê-lo pelo menos mais uma semana ativo.

Apesar de alguns atletas terem contratos mais longos, outros estão com vínculos próximos do fim e, assim, a partida de domingo, no Inamar, é tratada como especial pelo zagueiro João Francisco.

O argentino Cañete, por exemplo, assinou até junho de 2018, mesmo ano em que termina o vínculo do polivalente Alyson, enquanto outros, como Walterson, Felipe Zanelatto, Jean Carlos e Fellipe Mateus, têm contrato até 2017. Por outro lado, o artilheiro Henan e outros titulares a princípio só ficam até maio, após o término do Paulistão.

“Jogo inédito, com possibilidade de classificar às quartas de final e posteriormente para a Série D. Então é especial, estamos procurando degustar este momento, aproveitar, porque possivelmente muitos de nós vamos nos separar depois, cada um vai para um lado. Vem sendo semana especial e espero que se concretize com a classificação”, declarou João Francisco, cujo contrato termina em julho.

Ainda de acordo com o defensor, que hoje é a primeira opção do técnico Sérgio Soares em caso de algum problema com a dupla titular formada por Diego Ivo e Luciano Castán, esta semana pré-clássico tem sido intensa.

“A gente está adotando postura de treinos intensos. O treinador passou a opinião de que temos de ter postura ofensiva, porque somente a vitória interessa. Sabemos que é a semana mais importante do ano para nós, jogadores, e para o São Bernardo”, concluiu.

Hoje e amanhã a equipe realiza as últimas atividades visando o Água Santa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;