Nacional Titulo
Padre Marcelo é criticado durante encontro das CEBs
Do Diário do Grande ABC
14/07/2000 | 00:56
Compartilhar notícia


O padre Marcelo Rossi, a Renovaçao Carismática Católica e o Vaticano foram criticados durante o Encontro Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base, que se realiza em Ilhéus, na Bahia. O padre Zezinho, o mais antigo dos padres cantores do país, disse que Rossi nao controla mais o que faz.

"Seus atos sao decididos por marqueteiros, homens da mídia, que definem o que ele deve fazer, aonde deve ir", afirmou padre Zezinho. "Nos shows para a TV, já o fizeram aparecer ao lado de pessoas vestidas de maneira que ele nao aprova e até a dizer coisas que nao queria."

Na opiniao do padre Zezinho, seu colega age como um pregador que abdicou do controle do púlpito. "Eu nunca me esqueci que sou padre e pregador e sempre defini o que dizer no meu púlpito ", afirmou o padre. Zezinho é o nome artístico de José Fernandes de Oliveira, sacerdote da Congregaçao Sagrado Coraçao de Jesus. Ele já gravou 107 trabalhos e vendeu cerca de 8 milhoes de discos, em 35 anos de carreira.

Rossi, padre secular da Diocese de Santo Amaro, em Sao Paulo, iniciou sua carreira como cantor há pouco mais de três anos e já vendeu cerca de 4 milhoes de CDs. Essa rápida ascensao, segundo Zezinho e outros representantes das CEBs, explica-se porque ele faz concessoes à mídia e porque suas músicas nao têm compromissos com questoes sociais.

As Comunidades de Base surgiram na década de 60 e sao constituídas principalmente por leigos. Fazem parte da estrutura da Igreja Católica, sendo coordenadas por bispos, padres e freiras. Seus integrantes defendem o engajamento dos cristaos nas lutas sociais, ao lado da populaçao mais pobre. Por causa disso vêem com desconfiança a Renovaçao Carismática, outro movimento leigo, que se caracteriza principalmente pelo apelo à espiritualidade e que está se expandido cada vez mais pelo país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;