Diarinho Titulo
Que cor é o branco?
Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
03/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O branco é a mistura de todas cores. Isso mesmo! As cores são luzes emitidas pelo sol ou pela lâmpada elétrica que imita a luz solar. Quando esses raios de luz chegam até nossos olhos ao mesmo tempo, enxergamos a cor branca. Isso ocorre por causa de dois tipos de células que nos permitem distinguir as cores: uma forma as imagens em tons de cinza; o outro, em cores.

Entre as células que permitem ver o colorido há as que definem o azul, o verde e o vermelho. Todas as outras são derivadas dessas três. Pode ser estranho pensar que verde e vermelho resultam em amarelo, mas não se pode esquecer que as cores que enxergamos, na verdade, são luzes, que se separam em diversas tonalidades. Prova disso é o arco-íris que transmite essas três cores; as outras quatro são derivadas delas (lembra, são sete no total!).

Mas os olhos não fazem essa tarefa sozinhos. Só conseguimos diferenciar uma cor da outra porque, quando a luz entra pelos nossos olhos e bate nessas células, mandam uma mensagem para o cérebro dizendo o que devemos enxergar.

Quem nasce com um tipo de problema nas células da visão é chamado de daltônico e não consegue distinguir as cores como as demais pessoas. Se a célula do vermelho não funciona, por exemplo, o daltônico só vai enxergar em tons verde e azul.

No entanto é preciso entender que a mistura de cores para formar as tintas e os lápis é bem diferente. Nesse caso, são divididas em três cores básicas - ciano (azul), amarelo e magenta (tipo rosa-choque fortão) - que criam todas as outras. A mistura de ciano e amarelo, por exemplo, produz verde, e as três juntas criam o preto.

Saiba mais

A tinta é formada por três substâncias básicas: pigmento (o que dá a cor), aglutinante (para fazê-la grudar na superfície) e carga (usada para diminuir a concentração do pigmento). A tinta branca é feita com dióxido de titânio, única substância encontrada na natureza com esse pigmento de grande durabilidade. Ele é abundante na Terra e pode ser encontrado em meteoritos e diversos minerais. As fábricas de tinta no Brasil importam o dióxido da Alemanha, China e Rússia. Confira no blogdiarinho.blogspot.com como são feitas as coloridas.

As cores deixam tudo mais bonito e transmitem sensações capazes de influenciar as pessoas. Podem trazer alegria e aconchego, mas também tristeza e agressividade. Tons fortes tornam-se cansativos, enquanto os suaves acalmam. O branco lembra paz e pureza, transmite sensação de limpeza e ordem. É a cor que melhor combina com as outras. A preta lembra noite, tristeza e morte. A amarela traz alegria e é a cor da atenção. O vermelho representa perigo e passa a ideia de . O azul lembra céu e mar e transmite tranquilidade. O verde é a cor da esperança, da natureza e da saúde.

 

Os irmãos Samuel, 9 anos, e Felipe Alves Viana, 5, de São Caetano, adoram desenhar, mas o mais velho quase nunca usa o lápis branco. "Acho sem graça", diz Samuel, que não quer saber como ela é feita. Já Felipe adora essa cor. "É bom para usar em papéis coloridos."

 

Consultoria de Pierluigi Piazzi, professor e autor de obras sobre Física, e Magna Sperb, artista plástica




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;