Política Titulo Postura
Vanessa reafirma apoio a Dilma e renega Donisete

Deputada estadual garante que fará campanha
à presidente, mas alfineta prefeito de Mauá

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
14/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) reafirmou apoio à candidatura de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), que tem o correligionário e vice-presidente da República, Michel Temer, mantido na chapa. Apesar do engajamento na campanha da petista, ela negou qualquer tipo de relação política com o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT). A declaração da peemedebista foi dada em resposta ao pedido de ajuda de Donisete para reverter a situação negativa da chefe da Nação no município.

“Sou oposição ao péssimo governo que ele (Donisete) vem fazendo para Mauá. Meu eleitor é antipetista. Mas, por mais que seja difícil fazer essa leitura, sempre tive coerência. Se o melhor projeto é ter um PMDB forte, mantemos o apoio à chapa Dilma, com Michel Temer na vice. Minha postura sempre foi essa, não muda com o pedido do Donisete. Não me interessa e nunca vou ter proximidade com ele ou alguém do grupo (do PT)”, externou Vanessa.

Donisete recorreu aos partidos aliados em nível federal para tentar reverter o resultado catastrófico para o PT no primeiro turno no município, que, historicamente, apoia os projetos do partido. Marina Silva (PSB) foi a mais lembrada da cidade, com 36,54%. Dilma teve 30,94% do eleitorado mauaense e Aécio Neves (PSDB), que disputa o segundo turno com a petista, recebeu 27,19% – números considerando os votos válidos.

Outros petistas que também naufragaram na cidade foram Alexandre Padilha (PT), que tentava o governo do Estado, Eduardo Suplicy, que buscou reeleição no Senado, e os candidatos Helcio Silva, a deputado federal, e Paulo Eugenio Pereira Júnior, a parlamentar estadual.

Na avaliação de Vanessa, o desempenho negativo é fruto da “alta rejeição” à administração petista na Prefeitura e falta de ação de Donisete. “Faltou empenho do próprio prefeito com a campanha presidencial. Fiz caminhadas com o Michel Temer em Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que são meus redutos eleitorais. Necessita fazer apoiamento maior à presidente, que é do partido dele”, alfinetou a peemedebista. No Grande ABC, Dilma só caminhou em São Bernardo.

Para o presidente do PMDB local, José Carlos Orosco Júnior, Donisete “abandonou” Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Nunca tinha visto uma campanha com o PT tão apagado na cidade. Não sei se estão envergonhados com a má gestão na Prefeitura e ficaram acanhados em sair à rua. O Donisete precisa se lembrar que Lula e Dilma pediram votos a ele em 2012. Não podia abandonar aqueles que o elegeram. Não precisaria nem pedir: o PMDB local, apesar de ser antagônico ao PT na cidade, se engajou muito mais na campanha de reeleição da Dilma.”

Orosco afirmou que há demagogia no pedido de ajuda do prefeito, já que o PT é autor da ação que responsabilizou e multou Vanessa pela distribuição de panfletos apócrifos na eleição de 2012, polarizada por Donisete e a peemedebista. O caso criou empecilho no deferimento da candidatura de reeleição da parlamentar, que aguarda recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – ela obteve cerca de 80 mil votos, suficientes para renovar o mandato. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;