Esportes Titulo São Caetano
S.Caetano usa tecnologia para aprimorar parte física

Jogadores do time do Grande ABC são submetidos a testes, que medem a fadiga e a potência, com câmeras digitais

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
11/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Se tecnicamente o São Caetano não faz temporada brilhante, pelo menos fisicamente a equipe está voando. Um passo à frente dos concorrentes, o departamento de fisiologia do Azulão inova e abusa da tecnologia nos treinamentos. A novidade, desta vez, é a utilização de câmeras para medir a potência e a fadiga dos jogadores.

Aproveitando a semana sem jogos, o fisiologista Guilherme Rodrigues iniciou os testes com alguns atletas. A expectativa e que até a semana que vem todos sejam avaliados. "É uma atividade que permite trabalhar a variável de cada jogador e sua resistência. A partir dos números coletados, vamos, em conjunto com o Eduardo (Souza, preparador físico), estabelecer a programação de treinos físicos para cada um, intensificando os trabalhos para os que mais precisam", explicou Rodrigues.

Nos testes realizados nesta semana foram posicionadas duas câmeras nas extremidades de um percurso em linha reta. Os atletas percorreram 300 m sem parar e os equipamentos registravam o desempenho automaticamente. Os zagueiros fizeram dez séries de 30 m, os meias e atacantes seis séries de 50 m e os laterais cinco séries de 60 m.

"Cada posição tem uma necessidade durante o jogo, por isso os treinamentos são diferentes", ressaltou o fisiologista que comemora o tempo livre para realizar os testes. "Estávamos com dois jogos por semana e isso dificultava. Agora conseguimos encaixar na programação. Essa atividade é feitas na pré-temporada e poderemos confrontar os dados e direcionar o trabalho", completou.

Enquanto os atletas aprimoram a parte física, o técnico Roberto Fonseca cuida da tática. O elenco treinou ontem em dois períodos e a definição do time que encara a Portuguesa, sábado, no Canindé, deve ser feita no coletivo de hoje, no Anacleto Campanella. Sem poder contar com o zagueiro Anderson Marques, suspenso, Fonseca deve promover a entrada de Glauber, ex-Manchester City.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;