Setecidades Titulo Feriado
Região se prepara para Nossa Senhora
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
10/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


As paróquias do Grande ABC e o único santuário da região dedicado à Nossa Senhora Aparecida terão programação especial na sexta-feira, quando se comemora o dia da padroeira do Brasil, além do Dia das Crianças. Os católicos farão missas, carreatas, cavalgadas e procissões para demonstrar a fé na santa.

Em Santo André, a reforma da paróquia do Parque Novo Oratório não atrapalhará as festividades. Desde ontem, cerca de dez mulheres são responsáveis por assar o tradicional bolo em homenagem à santa, vendido há mais de 40 anos na data. Uma delas é a aposentada Odília Zaghi Ruiz, 77, devota de Nossa Senhora, como não poderia deixar de ser. "Quem compra o bolo deve fazer um pedido. Se for feito com fé e de coração, a padroeira atende", garante.

Além do bolo, vendido na quermesse a partir das 19h, de sexta a domingo, a programação da paróquia andreense conta ainda, na sexta-feira, com procissão e missa campal, carreata e bênção aos doentes.

Em São Caetano, a paróquia do bairro Barcelona terá mais uma vez as tradicionais cavalgada e carreata, que deixam o supermercado Extra do Centro a partir das 10h rumo à paróquia. Conforme o organizador da carreata, José Zuca Saturnino, o Zuca Chapéu, a santa será enfeitada e irá de carro até a igreja. "Lá é feita a bênção dos carros e também dos cavaleiros que acompanham a procissão."

Em Diadema, a Igreja Matriz Imaculada Conceição também organiza programação especial para o dia da santa. A carreata com a imagem de Nossa Senhora deixará a Matriz a partir das 8h rumo à Praça da Moça, onde padres do município irão celebrar missa campal. Conforme o secretário paroquial Rene Vilela de Melo, a expectativa é receber de 3.000 a 5.000 pessoas na celebração.

SANTUÁRIO

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Paulicéia, em São Bernardo, comemora um ano  sexta-feira. Para comemorar, recebe já amanhã, após a novena das 7h, a Coroa Santifical, confeccionada por artistas locais com 40 centímetros de altura e cravejada de pedras preciosas.

No dia 12, a programação começa às 6h, com a alvorada e bênção dos 200 voluntários que irão atender o público durante todo o dia. Segundo o padre Alexandre Costa, o santuário recebe católicos de todos os lugares do País. "Além disso, somos referência em batismo na região. Cerca de 100 crianças são batizadas aqui a cada domingo", destaca.

Para o Dia de Nossa Senhora, padre Alexandre espera superar o público do ano passado, de cerca de 20 mil pessoas. "Neste ano, esperamos 30 mil fiéis."

Haverá também chuva de pétalas jogadas de helicóptero e 1.500 quilos de bolo, vendido a R$ 2,50 o pedaço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;