Economia Titulo
Diretor do BC da China elogia valorização do yuan
03/01/2014 | 02:39
Compartilhar notícia


Uma alta apropriada no valor do yuan está ajudando a direcionar a economia chinesa para longe de sua dependência sobre as exportações, escreveu Sheng Songcheng, diretor do departamento de estatísticas do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês).

Em comentário publicado no jornal estatal Financial News, o diretor do PBoC disse que a prolongada desvalorização da moeda local foi uma das principais razões pelos desequilíbrios econômicos da China.

A declaração de Sheng ecoa as críticas de muitos parceiros comerciais da China, que acusaram Pequim de manter o yuan desvalorizado para incentivar as exportações e criar grandes superávits comerciais.

O diretor do PBoC escreveu que o fortalecimento do yuan, junto com a elevação dos custos no mercado de trabalho doméstico, forçarão as empresas chinesas a melhorar a produtividade, atualizar a tecnologia e procurar agregar valor a seus produtos.

Em 2013, o yuan avançou 2,9% ante o dólar. "Se o yuan parar de subir, nós continuaremos a ter um modelo de desenvolvimento orientado pelas exportações, com grandes fluxos de capital estrangeiro, liquidez excessiva no mercado doméstico e inflação alta", disse. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;