Política Titulo São Bernardo
Luiz Marinho admite que pode ser reeleito no 1° turno
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
23/07/2012 | 07:04
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT), admitiu ontem que pode ser reeleito no primeiro turno. Ao comentar a pesquisa publicada ontem pelo Diário, o petista disse que a margem de 46,5% nas intenções de voto era esperada.

"Tinha segurança que seria em torno disso pelo que fizemos e pela reação da população (ao governo). No decorrer da campanha, a tendência é melhorar", disse.

Com a margem apresentada pelo levantamento, Marinho venceria a eleição na primeira fase do pleito, já que, somados os votos válidos, quando não são computados os brancos e os nulos, o petista possui 58,9% de preferência.

Para o prefeito, a disputa eleitoral mostrará as ações feitas pela administração municipal que não chegam ao conhecimento da maioria da população. "Ao longo do mandato você não pode expor a imagem do prefeito, que fica escondida. A campanha é o momento de expô-la. Portanto acho que a tendência é melhorar os números que estão a nosso favor."

Além de despontar como favorito para a reeleição, a administração de Marinho é aprovada por 55,6% dos entrevistados, que consideram a gestão do petista ótima (15%) ou boa (40,6%).

A boa aprovação da gestão do petista se sustenta nas obras executadas na cidade, a maioria com aporte do governo federal.

Em 2011, São Bernardo recebeu 271,4 milhões do governo federal, 49% a mais do que os R$ 182 milhões liberados pela União em 2009. O Hospital Municipal de Clínicas, um dos principais projetos do prefeito, já recebeu R$ 108 milhões de recursos de Brasília.

A cidade também foi a única da região a acolher visita oficial da presidente Dilma Rousseff (PT), que participou da inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Alves Dias/Assunção, no dia 5 de julho, véspera do início da disputa eleitoral.

 

Marinho rechaçou que seu bom índice de aprovação popular tenha base exclusiva no despejo de verba federal no município e na boa relação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Os maiores investimentos são (recursos) da cidade. Os que partem dos investimentos do governo federal são financiamentos."

Ao comentar o fato de São Bernardo ser a cidade do Grande ABC líder no repasse da União, ele foi enfático. "Competência. Foram os projetos (apresentados). É disso que se trata."

 

DISCURSO CAUTELOSO

Marinho participou de caminhada no Jardim Nazareth e no Conjunto Habitacional Três Marias. Apesar da vantagem apresentada pela pesquisa, fez discurso cauteloso aos correligionários, esses eufóricos com o resultado da favorável do estudo.

O chefe do Executivo lembrou o prefeito de Santo André pelo PT Celso Daniel (morto em 2002) para conter o clima de "já ganhou" dos petistas.

"O Celso Daniel dizia que o voto da vitória é o voto duvidoso. A nossa missão é buscar o voto duvidoso."

 

 

Para Alex, petista já atingiu teto eleitoral

Postulante ao Paço de São Bernardo pelo PPS, o deputado estadual Alex Manente minimizou a vantagem apresentada por seu principal adversário, o prefeito Luiz Marinho (PT) na pesquisa feita pelo Diário. O popular-socialista avaliou que o petista atingiu o teto e que a tendência é a oposição subir na preferência dos eleitores.

"A pesquisa mostrou que é plenamente possível ganhar (a eleição). Diferentemente do que eles (PT) propagaram, que seria uma eleição tranquila. O PT está com o resultado que obteve no fim do segundo turno da última eleição (2008). Não cresceram um ponto em quatro anos de governo", disse.

A polarização entre Marinho e Alex evidenciou que a eleição em São Bernardo será plebiscitária entre os que desejam a manutenção da gestão petista e aqueles que almejam mudança no comando da cidade.

Segundo o parlamentar, nas últimas eleições em São Bernardo, os candidatos à reeleição sempre tiveram 30% de diferença em relação aos adversários. "Quem não tem projeção de crescimento é quem está no poder. Nós temos uma avenida, ele (Marinho) tem uma rua sem saída."

Na pesquisa apresentada pelo Diário, o parlamentar aparece com 37,2%, maior índice de rejeição entre os eleitores. Para ele, o dado não é negativo. "O que eu tenho de rejeição é o que o Marinho tem consolidado. Os que não votam em mim votam nele", alegou.

De acordo com o levantamento, São Bernardo possui atualmente 10,1% de eleitores indecisos. É essa fatia do eleitorado que Alex espera angariar novos apoiadores ao seu projeto eleitoral.

"Eles têm a tendência de estar conosco porque já tiveram a oportunidade de estar com eles (PT). Todos sabem quem é o candidato à reeleição e a nossa candidatura começa a tomar corpo agora", argumentou.

 

ESTRATÉGIA MANTIDA

Alex Manente adotou um ritmo intenso de campanha desde o início da eleição, mantendo a agenda mesmo nos dias de chuva. O deputado afirmou que resultado da pesquisa não mudará sua estratégia eleitoral. "Temos um índice significativo para um começo de eleição. A nossa rotina continua a mesma", sentenciou.

 

Ademir, Aldo e Lígia almejam crescimento

Os candidatos à Prefeitura de São Bernardo Aldo Santos (Psol), Ademir Silvestre (PSC) e Lígia Gomes (PSTU) vislumbram aumentar a margem de intenção de voto na cidade após avaliarem a pesquisa eleitoral divulgada ontem pelo Diário.

Segundo o questionário, os três aparecem empatados tecnicamente - Aldo tem 1,4%, Ademir, 1,1% e Lígia, 1%. A meta dos três é atrair a lembrança dos eleitores gradativamente.

" Comecei a utilizar material de campanha no sábado, mas esperava estar melhor colocado. Agora vou trabalhar um pouco mais", reconheceu Ademir Silvestre.

O social-cristão é o segundo na lista de rejeição no eleitorado, com 36,9%. Disse que a posição decorre de ser terceira via em São Bernardo. "Isso é natural porque sou contra o PT e essa pseudo-oposição que existe na cidade (liderada pelo deputado Alex Manente, PPS)."

Disputando a eleição para prefeito pela segunda vez, Aldo Santos considerou que a campanha está no início e que a tendência é de crescimento. O socialista criticou as campanhas de Alex e do prefeito Luiz Marinho (PT). "São candidatos com muito recurso financeiro que estão fazendo a campanha com base no marketing, mas fugindo dos debate de ideias."

Única mulher prefeiturável de São Bernardo, Lígia Gomes se mostrou feliz com o percentual de votos registrado. "Para um começo de campanha está muito bom. Ainda não sou conhecida para uma parcela do eleitorado. Isso nos motiva a continuar trabalhando."

Para fortalecer sua candidatura, Lígia pretende intensificar as ações de panfletagem nas portas das fábricas e divulgação no boca a boca por meio dos militantes de esquerda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;