Política Titulo Parente
Lideranças apoiam irmão de Marinho

Braz Marinho tem grande adesão para ser presidente do PT de São Bernardo; PED é em novembro

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
04/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Se depender dos oito integrantes do PT na Câmara de São Bernardo, Braz Marinho não terá dificuldade para ser eleito presidente do diretório local da legenda no PED (Processo de Eleição Direta), que ocorre em 10 de novembro. Os parlamentares se uniram a outras lideranças petistas para ratificar apoio ao irmão do prefeito Luiz Marinho (PT).

Apesar dos discursos pregando respeito aos concorrentes de Braz no pleito interno – Luiz Silvério, Antonio Luiz, o Robozão, e Juliana Rocha –, o clima de ‘já ganhou’ imperou na plenária, que teve a participação de Marinho e integrantes do primeiro e segundo escalões de seu governo.

O chefe do Executivo refutou os comentários de que Braz Marinho é candidato ao comando da sigla porque é seu irmão. “Ele não reivindicou isso (candidatura), foi construída pela militância do partido e com respaldo dos vereadores. Agora, não é porque ele é irmão do prefeito que não é competente”, salientou Marinho.

Seguindo o clima festivo, os parlamentares enalteceram a figura do candidato. “Com certeza o Braz será o próximo presidente do PT”, disse Luiz Francisco da Silva, o Luizinho. “São Bernardo terá um administrador para fortalecer o partido”, frisou Marcos Lula. Outros, porém, adotaram discurso mais ameno. “Ainda não tem nada ganho, mas temos de eleger o companheiro que vai conduzir o PT nas eleições de 2014 e 2016”, salientou Tião Mateus.

Aos 58 anos, Braz Marinho é quatro anos mais velho que o irmão e também começou sua trajetória política no movimento sindical.

Ligado à corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), o nome dele começou a ser ventilado para o PED em outubro, logo após a reeleição de Marinho ao Paço, na qual ele foi um dos coordenadores da campanha.

Avesso a declarações públicas, o postulante governista do PED quebrou o silêncio e assumiu um compromisso com os petistas presentes à reunião. “Se for eleito para presidir o PT, antes de tomar qualquer decisão importante, vou discutir com cada militante do partido”, declarou Braz. O petista disse ainda que pretende fazer do diretório são-bernardense um exemplo para o PT em todo País.

Além do compromisso de eleger Braz Marinho, o encontro de ontem também ratificou o apoio dos vereadores e líderes petistas às candidaturas de Rui Falcão, que tentará a reeleição no PED nacional, e ao ex-prefeito de Osasco Emídio de Souza, nome de consenso para substituir o atual presidente estadual do PT, Edinho Silva. Os dois candidatos também integram a CNB.

ENCONTRO NA CAPITAL

Antes de fazer coro à campanha de seu irmão na disputa pelo comando do PT de São Bernardo, Luiz Marinho esteve no gabinete do chefe do Executivo da Capital, Fernando Haddad (PT), reunido com os demais prefeitos petistas da Região Metropolitana. Os gestores petistas de Santo André, Carlos Grana, e de Mauá, Donisete Braga, também participaram.

“Temos mantido encontros para refletir sobre a conjuntura política e também para mantermos nossa relação política”, disse Marinho.

Na pauta do encontro, a retomada das discussões do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, a onda de protestos pelo País e a proposta de integração tarifária metropolitana.

“Sugeri ao Haddad que cobre do (governo do) Estado essa retomada da agenda metropolitana, que é importante”, disse Marinho.

Semana passada, São Bernardo receberia a segunda reunião do Conselho Metropolitano, mas a reunião foi cancelada. Comenta-se que em função dos protestos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;