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Parque torna trânsito perigoso
Angela Martins
Especial para o Diário
11/01/2006 | 08:18
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O novo espaço de lazer festejado pela maioria dos moradores do bairro Rugde Ramos, em São Bernardo, representa dor de cabeça para algumas pessoas. A inauguração do Parque Engenheiro Salvador Arena, na avenida Caminho do Mar, trouxe problemas para os que residem na rua Martini, via em frente à entrada do parque. Com o tráfego intenso no local desde a inauguração do espaço, pedestres se arriscam atravessando a avenida Caminho do Mar. “Antes não tinha esse número de pessoas (motoristas e pedestres) aqui. Com o parque, o movimento aumentou demais. Precisamos de uma faixa de pedestres”, explica Valter Romero, 52 anos, comerciante.

O principal problema é uma conversão à esquerda, logo na frente da entrada do parque, que torna o trânsito local perigoso. “Há uns quatro anos, essa conversão era proibida. O motorista não tem visão nenhuma na hora de virar. Já houve vários acidentes, a maioria com motociclistas. Qualquer hora, morre alguém”, conta Romero. Desde que o Departamento de Trânsito implantou o sistema, os moradores da rua Martini tentam mudá-lo. “Fizemos um abaixo-assinado e todos os moradores das 87 casas da rua assinaram”, revela o comerciante.

Os moradores também reclamam da velocidade com que os carros descem a rua Martini. Apesar da sinalização indicar máxima de 40 km/h, os carros chegam no fim da rua acelerando a 80 km/h, afirma Romero. “O trânsito aqui é infernal”, complementa Airton Moretti, 45 anos, analista de produtos que também mora na rua Martini.

“Às vezes desce caminhão, o que é proibido”, avisa Elaine Moretti, 40 anos, mulher de Airton. Segundo a moradora, fiscalização de velocidade só na Caminho do Mar. “Quando chega lá embaixo, é difícil parar”, emenda Airton. Uma placa indica a velocidade máxima e informa que há radar operante. Mas Valter Romero avisa que não há fiscalização eletrônica de fato. “Nos últimos 4 anos, tiraram e puseram umas 4 vezes. Hoje não tem”, garante.

Os moradores contam que chegaram a propor u-ma mudança no trânsito há 4 anos e conversaram com o então secretário da área na cidade. “Ele acertou que colocaria um cavalete proibindo a conversão, como experiência por um mês. Mas depois de 4 dias, o cavalete foi retirado e ele nunca mais falou conosco”, lamenta o comerciante Romero.

Alternativas – De acordo com a Secretaria de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, o departamento de Trânsito está trabalhando a divulgação de duas opções de roteiros como alternativas à conversão à esquerda reclamada pelos moradores. As opções que serão apresentadas aos moradores são as seguintes: acesso ao Anel Viário, sentido Diadema e via Anchieta que compreende conversão à direita na rua 12 de Outubro, entrada à direita na rua 24 de Maio e prosseguimento até o Anel Viário, com acesso em conversão à direita; a segunda opção: acesso ao Anel Viário, sentido Diadema e via Anchieta, e também retorno sentido bairro-Centro – conversão à direita na rua 3 de Dezembro, entrada à esquerda na rua Formosa, esquerda na rua Harmonia e novamente à esquerda na avenida Caminho do Mar, sentido bairro-Centro.



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