Internacional Titulo
Cientistas japoneses divulgam filmagem de lula gigante
Por Da AFP
22/12/2006 | 14:24
Compartilhar notícia


Cientistas japoneses divulgaram nesta sexta-feira o que alegam ser o primeiro vídeo ao vivo da esquiva lula gigante, revelando alguns segredos desta misteriosa criatura submarina.

Pesquisadores do Museu Nacional de Ciência japonês afirmaram ter conseguido capturar em 6 de dezembro uma lula gigante a 640 metros de profundidade no Pacífico Norte, mil quilômetros ao sul de Tóquio.

"Como mostra o vídeo, a lula gigante lutou furiosamente para escapar, expelindo água de seu sifão. Isto significa que elas podem nadar bem rápido, além de sua movimentação normal de apenas deslizar em águas profundas", disse o chefe da equipe de pesquisas,Tsunemi Kubodera, ao mostrar o vídeo para jornalistas.

"Provavelmente este é o primeiro vídeo já feito de uma lula gigante, embora eu ainda não tenha confirmado esta informação", acrescentou Kubodera.

A lula tinha 3,5 metros de comprimento - 1,4 metro só de cabeça - e pesava 50 quilos.

Kubodera disse que havia começado a filmar momentos antes de um outro membro da equipe capturar a lula gigante com uma armadilha.

Cientistas disseram que a captura a 640 metros de profundidade sugere que um grande número de lulas vivem em grandes profundidades.

"As lulas, inclusive as gigantes, são o alimento principal das baleias cachalotes. E uma cachalote precisa comer pelo menos 500 quilos de lula todo dia", disse Kubodera. Segundo ele, cerca de duas mil baleias cachalotes vivam na metade ocidental do Pacífico.

Os cientistas estudarão os restos do estômago da lula nos próximos meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;