Setecidades Titulo
São Caetano é a segunda em redução de homicídios
Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
06/08/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Um balanço divulgado pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) mostra que São Caetano foi o município paulista que teve a segunda maior redução percentual de homicídios entre 2001 e 2007. A variação foi de 90,5%, atrás apenas de Porto Feliz (91,7%).

No entanto, em números absolutos, a redução na cidade do Grande ABC foi de 18 casos - caiu de 20 homicídios em 2001 para dois no ano passado. Em quantidade de mortes, a redução foi maior em São Bernardo (com queda de 178 ocorrências), Diadema (158), Santo André (144) e Mauá (104), cidades que registraram entre 56% e 67% de redução, não entrando assim no ranking de dez cidades que mais evoluíram percentualmente.

Em Ribeirão Pires, houve queda de 36,4% (oito casos a menos) no período, enquanto Rio Grande da Serra ficou estável, com oito ocorrências.

ESTADO - Ao todo, 500 das 645 cidades paulistas registram queda no número de homicídios entre 2001 e 2007. Entre os 99 que registravam os maiores números absolutos em 2001, as quedas foram desde os 10% registrados por Piracicaba até o índice de redução recorde de 91% em Porto Feliz - seus 11 casos viraram apenas um assassinato no ano passado.

Há ainda surpresas na lista, como o índice de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, que teve diminuição de 82,4%, transformando seus 125 casos anuais em 22.

"Correlação não significa causa, mas é notável a queda dos homicídios onde houve redução das apreensões de armas feitas pela polícia sem que ocorresse diminuição das blitze e revistas da PM", aponta o coordenador de análise e planejamento da SSP, Túlio Kahn.

A relação da queda dos homicídios com a diminuição da circulação de armas de fogo seria atestada pelo fato de que ela não significou diminuição da violência. As lesões corporais, por exemplo, não acompanharam a queda dos homicídios. "A sociedade continua violenta. O que diminuiu foi a letalidade, por meio da redução das mortes por arma de fogo", afirma Kahn.

O coordenador lembra que os roubos seguidos de morte também diminuíram.(com AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;