Cultura & Lazer Titulo
Os opostos se atraem
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
08/10/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Eles são opostos em temperamento. Felix (Edson Fieschi) é sistemático ao extremo, obcecado por limpeza, cheio de manias. Já Oscar (Carmo Dalla Vecchia), um desleixado incorrigível. Hedonista, gosta mesmo de aproveitar a vida de divorciado.

Carmo e Fiesch vivem personagens distintos (e adoráveis) para mostrar como é possível crescer com o outro e aprender com as diferenças.

As posturas antagônicas nunca abalaram a amizade dos tipos enquanto os dois apenas se encontravam para jogar pôquer. O quadro se transforma quando passam a dividir um apartamento.

Com direção de Celso Nunes, a comédia Estranho Casal é uma adaptação do consagrado novelista Gilberto Braga para a peça The Odd Couple, do dramaturgo norte-americano Neil Simon (o mesmo dos filmes Descalços no Parque e Metido em Encrencas).

Montado três vezes na Broadway, o sucesso no teatro rendeu produções para TV e cinema, como a película homônima, protagonizada por Jack Lemmon e Walter Matthau, com adaptação do próprio Simon e direção de Gene Saks.

Em excursão pelo País - depois de cumprir temporadas no Rio e em São Paulo - o espetáculo será exibido hoje, amanhã e domingo no Teatro Municipal de Santo André. Ingressos custam R$ 60.

Na trama, o neurótico jornalista Felix - depois de se separar da mulher - se muda para a casa do amigo Oscar, que é comentarista e também recém-divorciado.

A convivência torna-se bastante difícil. As reuniões semanais, de antes, se mostram diferentes do convívio diário. "Talvez os motivos que levaram às separações de ambos sejam os mesmos que fazem com que eles não se suportem. Não é legal ser certinho ao extremo nem tão desregrado", avalia Dalla Vecchia.

Qualquer situação é motivo para picuinhas que quase levam a dupla à loucura e, ao mesmo tempo, motivam muitas risadas na plateia. "Na casa de Oscar, Felix começa a definir horários para comer e chegar. Oscar fica desesperado", exemplifica Fiesch. Segundo ele, a peça é um olhar, pelo buraco da fechadura, para o universo masculino, sem a presença feminina.

Em paralelo, o autor evidencia o amor que sente pelas mulheres. "Trata-se de uma ode ao casamento e às mulheres. O texto fala da falta que as mulheres fazem na vida dos homens", completa Dalla Vecchia.

Coincidência ou não, nenhum dos atores se identifica com os respectivos personagens. "Sou o oposto de Oscar. Já todos os toques que Felix apresenta eu, particularmente, tenho", afirma Dalla Vechia. Já Fieschi garante que gosta muito de organização, mas não beira o exagero.

A plateia geralmente se reconhece no palco. "Talvez a grande comunicação da peça seja cada pessoa se ver um pouco Felix e Oscar", opina Fiesch.

A adaptação traz um texto universal - pode se passar em qualquer lugar. E, apesar de o original ser da década de 1960, a jovialidade do espetáculo se mantém.

O elenco fica completo com Bel Garcia, Susana Ribeiro, Fernando Neves, Marcelo Varzea, Marcos Ácher e Renato Wiemer.

Estranho Casal Teatro. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário, Santo André. Tel.: 4433-0789. Hoje e amanhã, às 21h; e domingo, às 18h. Ingr.: R$ 60.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;