Esportes Titulo
Jogo de damas tem seletiva em S.Caetano
Por Marisa Amaral
Da Redaçao
06/04/2000 | 00:29
Compartilhar notícia


  Seis atletas estarao disputando na sexta, no Detur (Departamento de Esportes e Turismo) de Sao Caetano, duas vagas no Campeonato Mundial Júnior de Jogo de Damas, até 20 anos, que acontece final do mês, na cidade de Luganski, na Ucrânia. As competiçoes começam às 9h, mas só devem terminar por volta das 18h.

Os competidores sao Victor Paschoal, Leland Oliveira, Luiz Carlos Geremias, Edvaldo Araújo Brito, Nadim Naufal e Fábio de Souza. Nenhum deles é formado por Sao Caetano, sao todos do interior de Sao Paulo, com faixa etária de 15 a 17 anos. "Convidamos pela performance deles em jogos Abertos e Regionais. Os melhores jogadores de Sao Caetano, com nível internacional, têm cerca de 11 anos. Portanto, sao muito novos para o Mundial de Juniores", disse Lélio Marcos Luzes de Sarcedo, coordenador do Jogo de Damas e Xadrez do Detur.

A categoria Junior é até 20 anos, mas nao há restriçoes para jogadores bem mais novos. No entanto, no ano passado, o Detur levou Humberto Bifolco, de 11 anos, no Mundial Cadete (até 16). Apesar de terminar em oitavo lugar (foram 16 participantes), ele sentiu a pressao da idade. "Ele foi razoavelmente bem. É muito talentoso, mas ficou nervoso, até pelo tamanho e modo de jogar dos adversários. Ele cometeu erros que normalmente nao comete. Faltou bagagem", analisou Lélio.

Segundo o coordenador, um dos favoritos para garantir uma das duas vagas é Nadim Naufal, 15 anos, natural de Assis (interior de Sao Paulo). "Nos Jogos Abertos do ano passado, o Nadim nao perdeu nenhum jogo. Derrotou até o russo (Alexandre Candaulov) que defendeu Sao Caetano. Ele tem muita chance de ser um dos classificados", previu Lélio.

O Brasil nunca participou de um Mundial Junior de Dama. "Agora que o nível está crescendo no Brasil. Estao surgindo talentos, mas ainda sao os poucos que podem participar do Mundial Junior", comentou Lélio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;