Política Titulo Apuração
Em S.Bernardo, verba cultural para no MP

Coletivo de artistas acusa governo Morando de utilizar dinheiro de fundo para custear outras despesas

Por Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
19/08/2020 | 00:06
Compartilhar notícia


Coletivo de artistas de São Bernardo encaminhou ao Ministério Público denúncia de que a Prefeitura, liderada por Orlando Morando (PSDB), utiliza recursos do FAC (Fundo de Assistência à Cultura) do município supostamente para outros setores além dos índices permitidos por lei.

Conforme uma das lideranças do coletivo de artistas e pré-candidato a vereador neste ano, Ananias Andrade (PT), o Paço aplica verba destinada a atores culturais da cidade sem ouvir o conselho deliberativo e transfere o dinheiro a outros locais além do autorizado pelas legislações vigentes. Ele citou a emenda constitucional número 93/2016, que permite que até 30% de verba de fundos dessa natureza possam ser desvinculados e aplicados em setores diversos. Andrade acusou o governo tucano de exceder esse limite.

O petista disse que suspeitou da movimentação e pediu, via Lei de Acesso à Informação, para Prefeitura, planilha com valores do fundo entre os anos de 2013 e 2020. Em 2017, o caixa do FAC era de R$ 1.071.673,55. Em 2019, esse valor caiu para R$ 283.696,55. O fundo é constituído com o que é arrecadado pelo aluguel de equipamentos culturais e com valor de 10% do que é arrecadado em bilheterias.

O alerta foi ligado durante a pandemia de Covid-19, conforme o petista, já que muitos artistas da cidade se queixavam de dificuldades financeiras. “A gente se perguntou, então, onde estava o dinheiro do FAC. Esse era um ótimo momento para utilizar esse dinheiro do fundo para garantir o sustento destes artistas . Desde o começo percebemos que havia resistência da Prefeitura de abrir quanto tínhamos de recursos no fundo”, declarou Andrade.

Outra reclamação feita pelo pré-candidato é a ausência de anuência do conselho diretor do fundo de cultura. A lei municipal número 2.364, de 28 de dezembro de 1978 (governo de Tito Costa), regulamentou o bloco, responsável por administrar a receita. O artigo 11º da referida legislação, em seu item quinto, diz que compete ao conselho diretor “deliberar sobre a aplicação de recurso do Fundo de Assistência à Cultura”. Ou seja, cabe ao colegiado, composto por cinco integrantes, definir para onde vai o dinheiro.

“Porém, consultas realizadas por este subscritor não lograram êxito em encontrar quem são os integrantes do conselho diretor. Para piorar a situação, tampouco foram encontradas as atas deliberativas de referido conselho que naturalmente indicariam as decisões e deliberações acerca da destinação da verba pública”, sustenta Andrade em sua denúncia ao MP.

A Prefeitura de São Bernardo declarou que os recursos do FAC não foram utilizados em outros setores, sendo aplicados em ações previstas na legislação. “Não procede a informação de queda no volume de recursos do fundo nos anos de 2016 e 2017. No período, não foram utilizados recursos do Fundo de Assistência à Cultura, por parte da Secretaria de Cultura, pois a constituição do conselho diretor do Fundo de Assistência à Cultura ocorreu a partir do dia 7 de dezembro de 2017, sendo a utilização dos recursos autorizada a partir do dia 14 de fevereiro”, alegou a gestão Morando. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;