Cultura & Lazer Titulo
Tarancón faz 30 anos e lança DVD na região
Daniel Gutierrez
Especial para o Diário
23/03/2006 | 08:21
Compartilhar notícia


Há 30 anos, durante os sombrios momentos passados durante os tempos de ditadura militar no Brasil, surgia o Tarancón, uma das forças que remavam contra os abusos militares, usando como instrumento a música latina. Primeiro grupo nacional a introduzir sons e instrumentos de países vizinhos, o Tarancón lança nesta sexta-feira o DVD Volta para Viver, às 21h, no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo.

O DVD  “é um documentário histórico traçando um paralelo entre a história do grupo e da América Latina”, diz Jica, líder do grupo. O show segue a mesma linha. O primeiro disco, Gracias a La Vida, foi lançado em 1976 e até hoje permanece em catálogo, segundo o grupo.

O nome Tarancón é uma homenagem aos trabalhadores mortos em uma mina de carvão que desabou na Espanha. A história da tragédia que deu nome ao grupo é contada na música En la Mina el Tarancón.

Os primeiro ensaios aconteceram em 1972, e logo a banda caiu no gosto de estudantes e qualquer um que se revoltasse com a ditadura na América Latina. Hoje, o Tarancón se mantém na linha de protesto. “Continuamos do contra”, definiu Jica.

Tarancón – Show. No Teatro Lauro Gomes – r. Helena Jacquey, 171. São Bernardo. Tel.: 4368-3483. Ingr.: R$ 20 (R$ 15 antecipado). Nesta sexta-feira, às 21h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;