Setecidades Titulo Santo André
Linha expressa reduz tempo de viagem pela metade
Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
24/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A criação de itinerário expresso para a linha T12 reduziu pela metade o tempo da viagem de ônibus entre o Centro de Santo André e o Jardim Alzira Franco. A alternativa foi criada pela SATrans no início deste mês.

A equipe do Diário testou na tarde de ontem as duas opções para a linha, a expressa e a convencional. Pelo novo itinerário, o tempo de deslocamento foi de dez minutos entre o Terminal Metropolitano Santo André Leste e a Avenida Guaratinguetá, onde termina o percurso. A viagem de volta também foi feita em dez minutos.

Pela linha convencional, a chegada ao Jardim Alzira Franco a partir do mesmo terminal foi feita em 22 minutos. No retorno, o ônibus passou ao lado da estação Leste 20 minutos após a partida. De lá, o coletivo passa pelo Viaduto Pedro Dell'Antonia, segue para o Centro e entra no terminal Santo André Oeste. São utilizadas a Avenida Queirós dos Santos e a Rua General Glicério. Do viaduto até a estação, o tempo de viagem é acrescido de mais dez minutos.

O veículo que faz o percurso expresso está identificado como T12 - Circular e tem adesivo no vidro dianteiro com a informação "direto Avenida dos Estados - Rua Asa Branca". Além das vias citadas, o itinerário é composto pelas avenidas João Ramalho, Sorocaba e Ayrton Senna.

O trajeto da linha convencional é maior. Do terminal, o ônibus passa pelas vias Antônio Cardoso, Oratório, Anhanguera, Itamarati e Guaratinguetá.

Moradores do Jardim Alzira Franco elogiaram a nova opção. "É muito bom, chego em casa na metade do tempo. Deveriam fazer este sistema em outras linhas da cidade para agilizar a chegada ao trabalho e a volta para casa", avalia a empregada doméstica Eliane Jesus Santos, 27 anos. O padeiro Damião Araújo Costa, 42, também aprova o serviço e sugere que o percurso também seja feito aos domingos - atualmente, a linha funciona de segunda-feira a sábado.

OUTRAS CIDADES
Mauá possui linhas expressas que ligam o Centro aos terminais dos jardins Zaíra e Itapeva. Com exceção de São Caetano e São Bernardo, as demais prefeituras da região ainda não planejam a criação de outros itinerários expressos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;