Política Titulo Santo André
Paço veta proposta que exige vigilantes em caixas eletrônicos

Projeto de Willians havia passado na Câmara, mas casa manteve contestação de Paulo Serra

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
11/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A Câmara de Santo André manteve o veto do prefeito Paulo Serra (PSDB) ao projeto de lei que obriga que todos os caixas eletrônicos do município sejam monitorados por agentes de segurança privada. A proposta, de autoria do vereador Willians Bezerra (PT), havia sido aprovada pela casa no mês passado.

Para derrubada do veto, eram necessários nove votos favoráveis à aplicação do texto sugerido por Willians. O placar foi apertado, mas favoreceu o governo: oito a seis para o cancelamento do veto.

“Perdemos a votação, mas ganhamos politicamente, até porque não foram apresentados os pontos da Constituição que o projeto de lei infringia. Houve apenas explicação genérica de vício de iniciativa”, citou o petista. Vício de iniciativa é aplicado quando a proposta avalizada não faz parte das atribuições de um vereador. “Tentei justificar para os colegas da importância da derrubada do veto, que o governo não apresentou argumentos técnicos suficientes para derrubar. O ideal era a Justiça avaliar se existia inconstitucionalidade no texto.”

No mês passado, o Diário mostrou que o projeto de lei original envolvia apenas terminais de atendimento 24 horas, como os instalados em lojas de conveniência de postos de gasolina, mercados, shoppings e padarias, entretanto, emenda do vereador Professor Minhoca (PSDB) incluiu as agências bancárias que mantêm os caixas mesmo após o encerramento do expediente normal.

Quando houve o debate sobre a propositura, o grupo TBForte/TecBan, responsável pela gestão dos caixas de atendimento 24 horas, contestou a viabilidade da sugestão, argumentando que não haveria como custear a operação comercial com a obrigatoriedade de contratar agentes para acompanhar o funcionamento dos terminais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;