Memória Titulo
A sacada solene e festiva do futuro Nosso Bar

Década de 1910. O casarão do Nosso Bar é escolhido como a nova sede da agência da Prefeitura. Autoridades, impecavelmente vestidas, são...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Década de 1910. O casarão do Nosso Bar é escolhido como a nova sede da agência da Prefeitura. Autoridades, impecavelmente vestidas, são fotografadas no terraço do andar superior. Bandeiras oficiais decoram o mais bonito prédio de Santo André. Imaginem as composições puxadas por locomotivas 'marias-fumaça' que chegavam à cidade: deparavam-se com aquele prédio majestoso no ponto mais central do então Distrito de Santo André. E se o tempo era de festa, o prédio se apresentava todo engalanado - para usar expressão de então.

Mas é preciso esclarecer que quando da criação da agência da Prefeitura de São Bernardo em Santo André sua sede ocupou outro imóvel. Motivo: a agência foi criada em 1911 e o casarão focalizado somente seria entregue em 1914, conforme o ano estampado em seu frontão.

Temos depoimento gravado com um antigo servidor municipal, Fausto Tavares, segundo o qual a agência da Prefeitura funcionava na Travessa Diana, esquina com a Rua Bernardino de Campos, ao lado do edifício do Nosso Bar.

De qualquer modo, como escrevemos em 1992, o prédio do

Nosso Bar guarda características arquitetônicas singulares e deve ser destacado - e preservado. Sempre foi importante referência no Centro de Santo André. E abrigou instituições importantes.

AMANHÃ

Uma foto do Nosso Bar na década de 1940. E um letreiro: "O Município". Ou seja: além da "Folha do Povo" da virada dos anos 1920 para 1930, o edifício do Nosso Bar foi sede da redação e administração de um segundo jornal.

São Bernardo

Cyro Archimedes Cassettari, esportista e jornalista, recebe hoje, às 19h30, na Câmara Municipal, o título de Cidadão Emérito. Homenagem partiu de iniciativa do vereador Wagner Lino.

Cyro Cassettari brilhou na imprensa local com colunas que chacoalhavam literalmente os meios políticos são-bernardenses. Uma delas se chamou "Ninguém Tasca". Nos anos 1960 criou a Festa da Bola, um festival esportivo em que as equipes ao invés de troféus ganhavam bolas de capotão oficiais: se os troféus enfeitavam as galerias dos clubes, as bolas eram - e são - o instrumento mais útil de uma partida de futebol. E os clubes, operários e humildes, encontravam (e encontram) sérias dificuldades para renovar os seus estoques de bola.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 9 de dezembro de 1979

Saúde - Hospital Regional de Clínicas, de Santo André, custará um terço do orçamento da Prefeitura, relata o jornalista Cloves Geraldo.

Teatro/crítica - A volta da Navalha na Carne de Plínio, segundo José Armando Pereira da Silva.

Arte/crítica - Amilton Peixoto (pintor baiano) circula em São Bernardo, conforme Enock Sacramento.

Crônica 1 - A loucura anda à solta e os doidos dominam o mundo (Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi).

Crônica 2 - Drácula regressa depois de séculos e encontra rivais na melhor arte de sugar sangue (Guido Fidelis).

Nossos clubes - A história do EC Saudade, do Bar da Saudade, em Vila Assunção, contada pelo jornalista Giuseppe Lo Russo: 74ª reportagem especial da série "Nossos Clubes Amadores".

EM 10 DE DEZEMBRO DE...

1949 - Prefeitura de Santo André aprova a planta do loteamento Vila Marina.

1959 - UDN (União Democrática Nacional) lança Jânio Quadros como candidato à Presidência da República

1969 - Francisco Gerbelli e Antonio Rosolem localizam ossada humana em sítio do Jardim Silvina, em São Bernardo, enquanto cassavam tatu.

HOJE

Dia Internacional dos Povos Indígenas, Dia Internacional dos Direitos Humanos e Dia do Palhaço.

SANTOS DO DIA

Gregório III, Joana Francisca de Chantal, Melquíades, Mírida, Senhora de Loreto e Vigório.

Melquíades foi papa. Faleceu em Roma, no ano 314.

Nossa Senhora do Loreto é a Padroeira dos Aviadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;