Cultura & Lazer Titulo
Salão de Arte Contemporânea abre inscrições
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
04/11/2001 | 17:39
Compartilhar notícia


O 30º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, um dos mais importantes e tradicionais do Brasil, recebe inscrições gratuitas desta segunda a 16 de fevereiro. A competição é exclusiva para artistas residentes no país – brasileiros ou naturalizados. O evento, que tem R$ 30 mil como premiação, abrange diversas linguagens de artes plásticas, como pintura, desenho, gravura e escultura.

O salão andreense foi inaugurado em 1968. Sandra Cinto (artista andreense de 33 anos que hoje desfruta de prestígio no cenário internacional), Geraldo de Barros (1923-1998), Thomaz Ianelli (1932-2001) e Antonio Henrique Amaral são alguns dos nomes que já passaram pelo Salão de Santo André e foram premiados.

Caminho – O pintor paulistano Aldir Mendes de Souza, 60 anos, mestre da cor que expôs recentemente no Espaço Henfil de Cultura, em São Bernardo, e programa mostra para o próximo dia 24 na Pinacoteca do Estado de São Paulo, foi premiado no salão andreense em 1970, na terceira edição do evento.

Segundo ele, os salões atuais não ostentam a mesma importância dos eventos do gênero de antigamente. “Hoje, o circuito está muito mais amplo e profissional. Conta com muitas galerias, cursos superiores de artes plásticas, espaços expositivos em universidades e escolas de arte. Isso quer dizer que há muitos outros caminhos a seguir”, diz Aldir.

No entanto, o colorista reconhece a importância do prêmio que recebeu no salão andreense. “Premiação significa reconhecimento. No início de carreira, muita gente desenvolve um trabalho, mas ainda não sabe se é artista. Um prêmio pode confirmar se você é ou não um artista”, afirma Aldir.

A artista plástica paulistana Nina Moraes, 40, foi premiada no 27º Salão de Santo André. “A participação em salões é fundamental, e muitos artistas começam por esse caminho. Em geral, eles têm bons júri e público. E a premiação é boa: amplia o currículo e traz reconhecimento, entre outros benefícios. Afinal, os salões integram o circuito”, diz Nina.

As inscrições devem ser feitas na Casa do Olhar (tel.: 4992-7730), pessoalmente (r. Campos Sales, 414) ou via correio (CEP 09015-200). O regulamento do salão pode ser conferido no site www.santoandre.sp.gov.br/cultura, no ícone da Casa do Olhar, instituição que organiza o evento.

A seleção acontecerá em duas fases. Para a primeira, os artistas devem enviar ficha de inscrição devidamente preenchida, currículo e fotografias dos trabalhos (imagens em formato mínimo de 15cm x 18cm). Já para a segunda, os artistas selecionados na fase anterior deverão remeter as obras escolhidas pelo júri.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;