Memória Titulo
A segunda industrialização

E chegamos à segunda metade do século 20 em São Paulo...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/03/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


E chegamos à segunda metade do século 20 em São Paulo, tão próxima e tão distante - é difícil considerar que este período faz parte do século passado, com tantas e tantas informações bem frescas na cabeça de todos. E a historiadora e professora Tânia Regina de Luca discorre sobre o período, dentro da coleção recém-lançada pelas IOE e Poiesis, debruçando-se sobre alguns pontos básicos, entre eles a industrialização. O ABC, depois Grande ABC, está presente.

"Para as cidades próximas à Capital - Santo André, São Bernardo, São Caetano, Caieiras, Osasco e Mogi das Cruzes - a década de 1950 também se abriu de maneira auspiciosa, uma vez que nelas concentravam-se as atividades siderúrgicas, os produtos de fundição e laminados, os materiais elétricos, químicos, pneumáticos e as câmaras de ar, os fios artificiais e as matérias plásticas, segmentos relativamente novos que vinham se juntar aos mais antigos (móveis, tecelagem, papel e papelão, sabões, velas e produtos químicos) e que permitem compreender o forte crescimento populacional e a importância econômica que a área assumiu no conjunto do Estado, isso ainda antes da implantação da indústria automobilística" (página 18, em que é citado Barjas Negri, autor de tese de doutorado pela Unicamp sobre a concentração e desconcentração industrial em São Paulo, no período 1880 a 1990).

No caso específico de São Bernardo, a abertura da Via Anchieta foi essencial, quando se começa a substituir os trilhos pelo asfalto em todo o Estado.

Professora Tânia cita a poesia de Adoniran Barbosa. E usa a expressão Grande ABC, quando se refere às sete cidades. Ela lembra o parque industrial original e a oferta de terrenos baratos e adequados para novas fábricas.

Em 1960, a Capital respondia por mais de 28% do valor da produção industrial, enquanto ao ABC cabia uma fatia nada desprezível de mais de 8%. Apontava-se para a formação das mobilizações operárias e novas lideranças que chamaram a atenção do País para o Grande ABC.

Companhia Cinematográfica Vera Cruz. As greves iniciadas em 1978. São Bernardo e Santo André entre as mais populosas cidades paulistas. Tudo isso é abordado no trabalho de Tânia Regina de Luca, que ao encerrar a sua narrativa deixa uma pauta ao estudo do novo século e milênio.

A exemplo de seus companheiros de coleção de São Paulo em cinco séculos, professora Tânia segue a orientação do coordenador geral, Marco Antonio Villa, e aponta, em capítulos específicos, os lugares da memória e a bibliografia comentada. São ferramentas úteis para se começar a compreender a evolução paulista. Está tudo lá. Estudantes interessados no tema, não deixem de consultar e estudar essa coleção maravilhosa, que só não fala de futebol.

ALERTA, DIADEMA 3
Bairro Taperinha, Avenida Ulysses Guimarães, endereço desta janela, que nos remete a Diadema dos nossos ancestrais. Diadema antiga, de gente que aqui chegou e trabalhou duro. Pois esta janela - com todo o seu simbolismo - corre sério risco de desaparecer. Prefeito Mario Reali, o que pode ser feito?

EM 10 DE MARÇO DE...
1977 - Explosão na Metalúrgica Minisider, em São Caetano, fere 16.

TRABALHADORES
190 - Natal Antonio Ambrozine, 34 anos. Natural de São João da Bocaina (SP). Operário da Rhodia. Residia à Rua Boa Vista.
191 - Mario Dela Corte, 30. Natural de São Caetano. Operário da Usina Colombina. Residia à Rua Senador Vergueiro, 254. 
192 - Ana Maria Albardeiro, 29. Natural de São Paulo. Operária da Rhodia.
Fonte - 2º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

NEWS SELLER HÁ 50 ANOS
Domingo, 11 de março de 1962
Santo André - Panelinha vence o Carnaval.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 10 de março de 1982
Manchete - Aureliano (Chaves, vice-presidente da República) defende prazos de filiação e recomenda cautela
Movimento Sindical - Encerrada greve dos cegonheiros; iniciadas negociações salariais dos metalúrgicos; trabalho normal na Brastemp.
Patrimônio Histórico - Chega ao fim a última lembrança da estação ferroviária de Santo André: o antigo bar será demolido pela Rede Ferroviária Federal. Foto: Gustavo Lima.
Mauá - Depredação destrói EE Professor Ariovaldo Pupo Amorim, no Parque das Américas.
Polícia - Seis horas de agonia, no fundo de um poço em Ribeirão Pires. Severino Valentim de Freitas, 37, contratado para aprofundar poço de 25 metros no km 38 da SP-31, fica preso na obra e é salvo.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
* Eldorado. Elevado a município por lei provincial de 10-3-1842, quando se separa de Iguape. Nome anterior: Xiririca. Referência: Caverna do Diabo.
* Ituverava. Elevado a município por lei provincial de 10-3-1885, quando se separa de Franca. Nome anterior: Nossa Senhora do Carmo.
* Monte Aprazível. Elevado a município em 1924, quando se separa de São José do Rio Preto.

HOJE
Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo.

SANTOS DO DIA
Dinis, Crescêncio e Simplício.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Na foto, Nossa Senhora das Dores. Século 18. Madeira policromada. Cabelo natural. Imagem de vestir, com braços articuláveis. Cetim com manto agaloado de ouro.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br

NAS ONDAS DO RÁDIO

Trianon AM (740) - Universal AM de Santos (810). Quinta Avenida. HOJE: big band do trombonista Will Bradley. Cantores Prysock e Lena Horne; Amanhã: passeio pelo bairro negro de Harlem, em Nova York, nos anos 1930 e 1940, ao lado das bandas de Jimmie Lunceford, Chick Webb, Lucky Millinder e Count Basie. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h. Na internet: www.trianonam.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Vida e obra da cantora Elis Regina, a Pimentinha, 30 anos após a sua morte (primeiro de uma série de quatro programas). Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Jessica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Maria da Rocha Bento, 96. Natural de São Mateus (MG).Dia 7. Memorial Jardim Santo André.
Sebastiana dos Santos, 77. Natural de Gália (SP). Dia 8. Crematório Vila Alpina.
Catarino Oliveira, 71. Natural de Cruz das Almas (BA). Dia 7. Cemitério Curuçá.
José Amaro de Lima, 59. Natural de Bezerros (PE). Dia 7. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
Matilde Furlan Avilez, 93. Natural de São Paulo (SP). Dia 8. Cemitério da Paulicéia.
Linda Nazar de Assis, 78. Natural de Miracema (RJ). Dia 7, em Santo André. Cemitério do Baeta.
Elenilza dos Santos, 66. Natural de União dos Palmares (AL). Dia 2. Cemitério dos Casa.
Joaquim José Olidio, 58. Natural de Boa Nova (BA). Dia 4. Jardim da Colina.
Noeli Montoani, 55. Natural de Taubaté (SP). Dia 2. Cemitério dos Casa.
Leila Dias Batista de Campos, 53. Natural de Santo André. Dia 2. Jardim da Colina.

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)
Walter Imbasciati, 79. Natural de São Paulo (SP). Dia 26.
Maria Lenice Melo da Silva, 73. Natural de Bezerros (PE). Dia 3.
Rosemari Esteves Thomé, 59. Natural de São Caetano. Dia 2.
Roberto Guilhen, 57. Natural de São Caetano. Dia 1º.

MAUÁ
Maria José do Nascimento Araújo, 54. Natural de Bom Conselho (PE). Dia 8, em Santo André. Vale dos Pinheirais.
Rosangela Alves Siqueira Trindade, 45. Natural de Santo André. Dia 7, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;