Setecidades Titulo Saúde pública
Região repõe 19 vagas de cubanos do Mais Médicos

Profissionais devem começar atendimento na rede básica dos municípios na próxima semana

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
28/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Creative Commons/EBC


 Municípios da região começaram a receber nesta semana os primeiros profissionais contratados pelo Programa Mais Médicos, do governo federal, em substituição às vagas abertas com a saída de cubanos no início do mês. Até agora, 19 selecionados já se apresentaram e estão aptos a iniciar o atendimento à população.

Conforme balanço das prefeituras, todos os 77 postos de trabalho abertos na região pelo Ministério da Saúde já foram preenchidos. Os profissionais, que serão distribuídos entre cinco das sete cidades – as exceções são São Caetano e Rio Grande da Serra –, têm até o dia 14 de dezembro para se apresentarem aos municípios, munidos das devidas documentações exigidas no edital.

São Bernardo é o município com o maior número de vagas repostas até o momento. Até ontem, dez médicos, sendo nove brasileiros e um peruano, já haviam se apresentado para as vagas dos 17 profissionais cubanos que deixaram o programa do governo federal. Destes, sete começam os trabalhos na segunda-feira. Os demais estão finalizando o processo de documentação, exigido pelo Ministério da Saúde.

Santo André aparece na sequência. Na cidade, cinco dos 18 médicos novos já estão prestando atendimento em unidades de Saúde. A administração municipal aguarda agora a apresentação dos demais até a primeira quinzena de dezembro.

Em Mauá, segundo a administração municipal, o município recebeu, nesta semana, dois médicos dos 33 previstos no novo edital para reposição dos cubanos. Eles serão alocados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Parque das Américas e Jardim Primavera, com previsão de início de atendimento na próxima semana.

A mesma situação ocorre em Diadema, onde as duas vagas abertas foram preenchidas com os profissionais já entrevistados para início dos trabalhos nas UBSs Nações e Conceição.

Ribeirão Pires, por sua vez, teve suas sete vagas preenchidas, porém ainda aguarda apresentação de documentos por parte dos selecionados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;