Economia Titulo
Locação volta a registrar desempenho positivo
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
03/11/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Depois de registrar redução de 18,73% em junho e de 8,08% em julho no volume de imóveis alugados, o mercado de locação residencial teve desempenho positivo em agosto. As 1.805 imobiliárias pesquisadas pelo Creci-SP alugaram 3.733 casas e apartamentos e receberam de volta as chaves de 1.831 imóveis, equivalentes a 49,05% do total de novas locações. Na região, o desempenho também recuperou níveis e fechou o mês com saldo positivo de 20% em relação ao mês anterior.

Para o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto, a situação demonstra que ao mesmo tempo há maior interesse da nova classe média na compra da sua primeira casa, o mercado também segue aquecido para quem possui imóveis para alugar. "Na realidade, faltam mais investidores, mais opções para colocar em locação", afirma.

Para Viana Neto, o segmento sofre por conta da escassez de imóveis disponíveis, o que faz com que o preço dos espaços fique mais caro. "Os investidores ficaram afastados do mercado de locação por muito tempo, por conta dos problemas que acabavam na Justiça e sem resolução para o dono do imóvel. Agora, com a Lei do Inquilinato, eles podem voltar a ter interesse, mas ainda demora para sentirmos essa melhora."

A pesquisa da entidade apurou que, no período, foram alugadas mais casas (58,08%) do que apartamentos (41,92%). A faixa de aluguel mensal de até R$ 800 representou 71,18% dos contratos fechados na região. As casas são a preferência da maioria dos interessados, seguida de perto pelos apartamentos de dois quartos.
FIADOR - Nos aluguéis fechados no período, a maioria optou por garantir o contrato com fiador. Ele foi a modalidade escolhida por 42,23% dos novos inquilinos.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;