Setecidades Titulo
Acidente simulado em refinaria de Mauá encerra simpósio
Por Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
27/09/2004 | 11:05
Compartilhar notícia


Numa operação conjunta entre a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, Corpo de Bombeiros e a Refinaria de Capuava, em Mauá, foi realizado no domingo um simulado de vazamento de gás seguido de explosão e atendimento a vítimas. A operação, que encerrou o V Simpósio de Atendimento às Emergências, organizado pela faculdade, tinha como objetivo treinar e aprimorar as técnicas de atendimento, assim como a atuação dos profissionais de saúde.

Para realizar o simulado, foi feita uma grande operação envolvendo quase 200 pessoas, entre soldados do Corpo de Bombeiros, médicos, enfermeiros e estudantes da faculdade, integrantes do PAM (Plano de Auxílio Mútuo do Pólo Petroquímico), Guarda Civil e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). No total, 30 supostas vítimas, todos estudantes que participavam do simpósio, foram atingidas pela explosão, apresentando queimaduras de diversos graus e até contaminação por produtos químicos. No local, foram prestados os primeiros socorros e em seguida as vítimas foram encaminhadas a três hospitais da região.

O coordenador médico da operação, Antônio Carlos Marttus, disse que ficou satisfeito com os resultados. “Foi um sucesso conseguirmos juntar as três entidades (Petrobras, Corpo de Bombeiros e a Faculdade de Medicina do ABC) para treinar o atendimento no caso de ocorrer um acidente”, disse. O trânsito nos arredores da refinaria foi interditado. Segundo motoristas que estavam na região no momento do simulado, houve congestionamento durante toda a operação, que durou cerca de uma hora.

De acordo com Giampaolo Foschini Di Donato, simulados desse porte ocorrem somente uma vez por ano nas empresas do Pólo Petroquímico. “Porém, ações de menor dimensão são realizadas mensalmente, afirmou.

O simulado previa uma explosão provocada pelo vazamento de gás de cozinha em um dos dutos na área de chegada do produto na refinaria. Por causa da explosão, um caminhão tanque estacionado próximo ao duto, teria liberado um produto tóxico ao meio ambiente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;