Nacional Titulo
Círio de Nazaré leva 2,2 mi às ruas de Belém
11/10/2010 | 07:22
Compartilhar notícia


A multidão que acompanhou o Círio de Nazaré, num trajeto de 4,6 km pelas ruas do centro de Belém, ontem, bateu todos os recordes nos 218 anos em que a romaria é realizada: 2,2 milhões de fiéis, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).

A maior manifestação católica do mundo, incluindo o próprio Círio e as procissões que o antecedem, mobilizou cerca de 4,2 milhões de devotos de todo o Brasil e até do Exterior.

As Forças Armadas e as Polícias Militar e Civil mobilizaram 10 mil homens e mulheres, acrescidos de 12 mil voluntários da Cruz Vermelha, para garantir a segurança dos romeiros. O novo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, que antes dirigia a diocese da Palmas (TO), ficou impressionado com a devoção após ver tanta gente nas ruas. "É uma demonstração de fé única, que não pode ser descrita, mas vivida", disse.

O papa Bento XVI enviou mensagem ao povo paraense lida por dom Taveira antes do começo da romaria, durante missa na Catedral da Sé. "A devoção mariana contribui para a manifestação de fé, a união do povo católico, e reestrutura a igreja em torno de um só credo", observou o papa.

Durante a romaria, chamava atenção a quantidade de pessoas que pagavam promessas por graças alcançadas. Parte da população levava na cabeça e nas mãos réplicas de casas, barcos ou parte do corpo humano, como braços, pernas e cabeças, confeccionadas em cera.

O inglês Edward Powell, que viajou 11 mil km para acompanhar o Círio pela primeira vez, não conteve a empolgação: "Nunca vi nada igual. O povo brasileiro tem uma fé que contagia qualquer um." Ao seu lado, o canadense Nelson Ratcliff acrescentou ter se impressionado ao ver 15 mil fiéis com pés descalços e agarrados uns aos outros numa temperatura de 38 °C, segurando uma corda atrelada à berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Em 2008, Ratcliff esteve na peregrinação à Meca, na Arábia Saudita, a maior manifestação muçulmana do mundo oriental, mas garante que ela não se compara ao Círio dos paraenses, que para ele é, ao mesmo tempo, "transcendente e original".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;