Esportes Titulo
Espanha é campeã mundial de basquete
Por Das Agências
03/09/2006 | 10:54
Compartilhar notícia


A Espanha conquistou pela primeira vez o título mundial de basquete, ao literalmente passar por cima da Grécia por 70 a 47 na final da XV edição da competição, disputada na cidade japonesa de Saitama.

A Espanha disputou a final sem o pivô Pau Gasol, astro da equipe e jogador da NBA, que sofreu uma fratura no pé esquerdo durante a semifinal contra a Argentina (75-74). O jogador do Memphis Grizzlies, maior cestinha (21,3 pontos por partida) e reboteiro (9,4) da seleção, foi escolhido o melhor jogador do torneio.

O técnico 'Pepu' Hernández escalou Felipe Reyes no lugar de Gasol e o pivô reserva marcou 10 pontos no primeiro tempo. Em um segundo quarto espetacular, com parcial de 25-11, os espanhóis fecharam o primeiro tempo com vantagem de 20 pontos (43 a 23).

Jorge Garbajosa e Juan Carlos Navarro lideraram a seleção com 20 pontos cada. Na Grécia, o cestinha foi Mihalis Kakiouzis, com 17 pontos.

Os gregos, que eliminaram os Estados Unidos na semifinal, se viram impotentes diante de uma grande defesa e tiveram uma atuação irreconhecível na decisão.

Os jogadores espanhóis começaram a se abraçar no banco a dois minutos do fim do jogo, graças à grande vantagem que tinham no placar. Todos dedicaram a conquista a Gasol, que foi carregado ao centro da quadra ao fim da partida para comemorar com os companheiros.

Depois de seis finais perdidas, a Espanha conquistou seu primeiro título internacional,.

A Espanha se soma a Estados Unidos, Iugoslávia, União Soviética, Argentina e Brasil no seleto clube dos campeões mundiais de basquete.

Até o momento, o melhor resultado da Espanha em uma grande competição era a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984. Em Mundiais era o quarto lugar em 1982.

Com a vitória a Espanha também já garantiu sua vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;