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Políticos aderem mais à internet
Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
13/06/2010 | 07:01
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Com a proximidade das eleições de 3 de outubro, a adesão aos sites de relacionamento como Twitter, Orkut e blogs aumentou entre os pré-candidatos da região. Para acompanhar a febre tecnológica e interagir em tempo real com o eleitorado. alguns fazem questão de estar conectado ao maior número de ferramentas.

Na maioria dos casos, os políticos que concorrerão às eleições têm se limitado a comentar suas atividades em torno do mandato, mas não deixam de anunciar reuniões de articulação e convenções, fatos que dão tom o eleitoral.

A deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), que busca a reeleição, tem perfis no Orkut e no Facebook. Entre os colegas da política regional é a que mais se destaca no Twitter, com 793 seguidores. A parlamentar teve que criar a segunda página no Orkut porque a primeira chegou a capacidade de 1.000 acompanhantes. "Administro tudo pessoalmente. A população acompanha ações do meu mandato e enxerga a pessoa atrás da figura política."

A peemedebista salienta que os canais virtuais são meios de comunicação dinâmicos para receber críticas e sugestões. "Essa proximidade é positiva. O eleitor mais exigente consegue medir o trabalho do representante. Voto pode surgir, mas como consequência."

A cientista política Luciana Veiga pondera que as tecnologias aproximam os políticos dos eleitores, uma vez que compartilham situações do cotidiano. Ela avalia se tratar de importante ferramenta no processo eleitoral, já que proporciona informação diferenciada da mídia de massa. "O político tem espaço para opinar,"

Para o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), que tenta se reeleger e é seguido por 424 pessoas em seu microblog, a utilização de ferramentas é obrigação do político, pois facilita o cidadão a ter informações sobre suas atividades parlamentares. "O Twitter é um vício, uma mania, uma forma dinâmica de me acompanhar. Não estou no Orkut por falta de tempo. Não utilizo como bate-papo, mas como prestação de contas", explicou.

O especialista em marketing e propaganda eleitoral e professor da USP Savio Ximenes declara que os sites de relacionamento são importantes, mas não decisivos para o voto. "A televisão e o rádio continuarão sendo os meios mais utilizados pelos políticos. Mas a tendência é que os sites de relacionamento avancem. Hoje, a faixa etária do usuário é de até 40 anos,pois é quem apresenta mais habilidade com a internet. Com o tempo isso será ampliado para o idoso."

Em São Caetano, o pré-candidato do PCdoB para a Assembleia Legislativa Elísio Peixoto é adepto de várias ferramentas. Além do microblog, ele tem Orkut, blog, site, Facebook e o form spring, que permite ao internauta fazer perguntas ao dono do perfil.

Por enquanto, Peixoto utiliza os sites direcionado ao trabalho que desenvolve como corretor de seguros. "Mas estou preparado para interagir com o eleitorado a partir de julho (início oficial da campanha). Será um diferencial para qualquer candidato. Os famosos santinhos viraram coisa do passado", opinou.

Mensagens vão de cotidiano a eleições

Nas sete cidades do Grande ABC, embora o número de pleiteantes aos cargos eletivos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados seja grande, o tom dos posts de modo geral apresentam certa cautela.

Porém, há os que optam por mesclar temas do cotidiano, mas sem se esquecem da eleição que se avizinha.

Um exemplo é o pré-candidato a deputado federal pelo PSDB e ex-prefeito de São Bernardo William Dib, que em seu microblog debate o Dia Mundial Sem Tabaco, dá sugestões de livros e faz felicitações pelo Dia dos Namorados. Mas fez questão de responder a um de seus 560 seguidores no dia 10 de junho que "temos que trabalhar pelo melhor candidato para o Brasil. Pois o Brasil pode mais", escreveu, referindo-se ao slogan do pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra. (veja reprodução ao lado).

Em outro post, Dib faz convite aos possíveis eleitores. "Vamos escolher os melhores candidatos para o Estado e para o Brasil. Domingo, dia 13 de junho, das 9h às 14h, na Assembleia Legislativa SP", divulgou, ao falar sobre a convenção tucana que ocorre hoje.

Especialista em Direito Público, Ary Vieira explica que o convite para atividades políticas não deve ser entendido como pré-campanha, pois tem caráter de avisar filiados a participarem do evento.

No entanto, o que qualifica o tom de antecipação eleitoral é falar sobre as qualidades do pré-candidato. "Fazer defesa das virtudes do pré-candidato, isso sim, caracteriza propaganda eleitoral."

Especialistas estudam para enfrentar as eleições

Em meio a intensa participação de políticos no mundo tecnológico, cresce proporcionalmente a demanda por especialistas na área.

A regulamentação do uso da internet nas campanhas eleitorais abriu leque para que os profissionais da área jurídica buscassem formação para a interpretação das leis.

A especialista em direito digital do escritório PPP Advogados Vivian Pratti comenta que o número de orientações de especialistas de Direito Eleitoral e advogados que têm como clientes políticos aumentou após a liberação do uso da internet por pré-candidatos. "Os profissionais procuram ter a melhor interpretação da lei para seguir as normas da eleição. A ideia é não cometer erros e evitar equívocos."

Vivian lembra que os profissionais tem buscado formação com o objetivo de afinar e qualificar a eleição. A advogada também frisa que é positivo o balanço dessa primeira etapa. "Ao contrário do que esperávamos, os pré-candidatos têm feito bom uso das ferramentas."

O especialista em Direito Eleitoral Alberto Rollo concorda que o estudo permanente é fundamental a qualquer profissional, inclusive aos que lidam com o processo eleitoral. Rollo afirma que tanto ele quanto colegas do meio tem buscado atualização sobre a legislação digital. "Assim tenho resposta tanto para mim quanto para meus clientes."

Mais de 500 mil seguem deputados

A Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados divulgou levantamento, concluído dia 31, que mostra que os deputados federais já possuem juntos mais de 514 mil seguidores em seus respectivos Twitters.

Segundo levantamento anterior, realizado em janeiro, o número era pouco maior do que 233 mil acompanhantes. Assim, a utilização da ferramenta pelos internautas para conhecer o trabalho e o pensamento dos políticos eleitos mais do que dobrou nesse período que antecede o pleito de outubro.

A pesquisa analisou os números de 295 deputados com perfis ativos na rede social de microblogs - não foram consideradas páginas sem atualizações recentes, de suplentes ou de outros parlamentares que não estão exercendo o mandato.

Os deputados do DEM representam o partido com o maior número de seguidores no Twitter, em comparação com os outros deputados.

No total, os parlamentares democratas apresentaram 92.191 seguidores, enquanto os deputados do PT têm 90.224.

Além da proximidade das eleições, o crescimento decorre, de acordo com a Secretaria de Comunicação, da própria atividade parlamentar, com destaque para a votação do Projeto Ficha Limpa, e a volta de deputados titulares que ocupavam cargos em Ministérios e Secretarias estaduais e municipais.

Os três parlamentares com mais seguidores no Twitter são do Rio de Janeiro: Fernando Gabeira (PV), com 36.889; Índio da Costa (DEM), com 26.116; e Geraldo Pudim (PR), com 22.431.HV (com Agência Câmara)




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