Internacional Titulo
Cela de Saddam tem fotos de seus filhos mortos, diz TV
Da AFP
22/12/2003 | 09:10
Compartilhar notícia


O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein está preso numa cela decorada com as imagens de 38 ex-dirigentes capturados ou mortos colocadas nas paredes, incluindo seus filhos Uday e Qusay, segundo a rede de TV americana CBS. De acordo com a emissora, também há uma foto do presidente americano, George W. Bush.

"Saddam Hussein passa o dia olhando a foto do presidente Bush", disse um jornalista do programa "60 minutes", citando um americano que esteve na cela do ex-presidente.

O administrador civil americano do Iraque, Paul Bremer, por sua vez, descreveu Saddam à CBS como "um homem que perdeu a esperança. Pode-se ver isso em seu olhar, principalmente. É evidente que está cansado, mas além disso, pode-se ver a resignação".

Um membro do Conselho do Governo Provisório do Iraque, Muaffak al Rubai, que também visitou Saddam Hussein na semana passada, disse ter visto um homem sentado, de pernas cruzadas, com a cabeça baixa e que evitava o olhar de seus interlocutores. "Fisicamente, estava em forma. Mas psicologicamente, estava destruído, muito desmoralizado, quebrado, irritável, mas mentalmente muito ativo".

Por outro lado, a revista Time afirmou, citando uma fonte anônima, que um soldado dos Estados Unidos que participou da captura de Saddam no dia 13 de dezembro bateu no presidente depois que este cuspiu nele. Entretanto, um porta-voz militar disse não saber deste incidente. "Acho que é uma lenda urbana", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;