Internacional Titulo
Ira transforma antiga embaixada dos EUA em escola militar
Do Diário do Grande ABC
03/11/1999 | 10:09
Compartilhar notícia


A antiga embaixada dos Estados Unidos em Teera, que teve seus empregados capturados como reféns há vinte anos, foi transformada em uma alta escola militar para os Guardiaes da Revoluçao Iraniana (Pasdaran).

Embora se restabeleçam as relaçoes diplomáticas entre o Ira e os Estados Unidos, este edifício, que fica no centro de Teera, nao será a sede de uma futura embaixada, garantem fontes diplomáticas.

O imóvel, que está bem conservado, tomou um aspecto austero que contrasta com a grande animaçao que reinava quando era o ``ninho de espioes' dos norte-americanos, segundo a terminologia da República Islâmica, que acusa o ex-Xá de ter sido o ``vassalo' dos Estados Unidos. As fotos do aiatolá Khomeini, fundador da República Islâmica e inimigo do ``Grande Sata', estao em toda parte, dentro e fora do edifício.

Perto da ex-embaixada, em um canto da avenida Mahmud Talaghani, que tem este nome em homenagem ao aiatolá assassinado pouco depois da revoluçao e que continua sendo uma referência para os xiítas iranianos por seu ódio aos norte-americanos, fica um dos restaurantes mais importantes de Teera, o Sagha, que serve pratos iranianos e internacionais.

Na antiga embaixada, sao treinados centenas de jovens que irao para a Universidade Militar Ima Hossein, a mais prestigiada do Ira.

Os Guardiaes da Revoluçao, recentemente subordinados a um comando militar, estudam ou trabalham em quatro instituiçoes: a Organizaçao de Altos Estudos Militares, a Escola Eletrônica Militar, o Centro Shaukat e a Alta Escola Militar de Teera.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;